Se ainda joga na Xbox 360, a Microsoft deu um ano para os utilizadores adquirirem os jogos que lhes interessem: a sua loja online vai ser encerrada em julho de 2024. Isto não significa que os jogadores sejam impedidos de aceder aos seus jogos, apenas deixa de ser possível comprar a partir do serviço desta consola. Todos os títulos da biblioteca que tiver adquirido podem continuar a ser acedidos para fazer download quando entender.

A Microsoft destaca os 18 anos comemorados em novembro desde o lançamento da Xbox 360, uma consola que ajudou a explorar a componente online dos videojogos, desde a compra das versões digitais, os conteúdos extra (DLC). Foi também uma ajuda aos estúdios indie no lançamento dos seus títulos nas consolas.

A partir do dia 29 de julho de 2024, a Xbox deixará de suportar a compra de novos jogos, DLC e outros conteúdos na Xbox 360 Store na consola ou no website (marketplace.xbox.com). A aplicação Microsoft Movies & TV também deixará de funcionar na Xbox 360, impedindo os utilizadores assistirem aos respetivos conteúdos a partir dessa data. Mas até 29 de julho do próximo ano, tudo se manterá na mesma e deverá assim adquirir os títulos que lhe interesse.

De notar que toda a coleção de jogos e conteúdos que tiver adquirido na Xbox 360, além de ser possível aceder nesta consola no futuro, também pode jogá-los nas mais recentes Xbox One e Xbox Series X|S através da retrocompatibilidade.

Nas perguntas e respostas de esclarecimento de dúvidas, a Microsoft refere que mesmo depois da data de encerramento, será possível continuar a jogar os títulos em multijogador através da rede Xbox, desde que os respetivos estúdios continuem a suportar os servidores online. Também as gravações do progresso dos jogos podem continuar a ser guardados na cloud e recuperá-los na Xbox One e Series X|S.

Ainda depois do encerramento da loja, centenas de jogos que sejam compatíveis com o programa de retrocompatibilidade nas novas consolas vão manter-se à venda, desde que sejam adquiridos nas respetivas lojas.