A Apple escolheu o nome de Yosemite para batizar a nova versão do Mac OS X. A primeira grande novidade dá-se ao nível do interface, sendo que o sistema operativo para computadores assimilou muita da simplicidade que a Apple aplicou no ano passado no iOS 7.

Há novos ícones, há um centro de notificações tal como no telemóvel que entre outras funcionalidades permite aceder à agenda do dia - tarefas, eventos, reuniões.

A ferramenta de pesquisa também está renovada, tendo uma maior capacidade de busca que se estende além do que está guardado no computador: Wikipedia, AppStore, iTunes Store, Bing e sites de notícias são alguns dos exemplos dados pela tecnológica de Cupertino. O Spotlight terá inclusive a capacidade para usar a localização do utilizador para lhe dar informação mais precisa.

Uma outra nova funcionalidade é ao nível do cliente de email. A Apple propõe-se a resolver um problema de longa data: o envio de ficheiros demasiado grandes para quem vai receber. Com o MailDrop, nome da nova funcionalidade, se o destinatário não tiver espaço para o ficheiro, vai ter acesso a um link que guarda o documento na cloud até que este seja descarregado.

O navegador de Internet Safari também conta com algumas novidades: Markup, um editor de imagem integrado no browser e um sistema melhorado de partilha de conteúdos.

Mac OS X e iOS: sistemas irmãos

O vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, falou também na "continuidade" que existe entre o iOS e o Mac OS. Um desses exemplos é o facto de o Air Drop ser agora compatível entre dispositivos móveis e os computadores. Há também uma nova funcionalidade chamada Handoff que permite uma comunicação em tempo real de documentos entre um iPad e um iMac, por exemplo.

Com a chegada do Yosemite também vai ser possível atender chamadas do iPhone no Mac e vice-versa, criar a partir do Mac um hotspot Wi-Fi no iPhone e vai haver uma comunicação constante: se o iPhone detetar que o computador está na proximidade e o utilizador estiver a escrever um email, vai-lhe dar a indicação de que o pode acabar no Mac.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico