O último dia da XX Cimeira Ibero-Americana trouxe o Magalhães de novo à ribalta. Entre os temas abordados, este sábado, durante a sua intervenção na sessão plenária de chefes de Estado e de Governo, José Sócrates decidiu salientar a importância da introdução de tecnologias na melhoria dos resultados educativos em Portugal, nomeadamente com o computador destinado ao 1º ciclo.

O Magalhães já tinha sido notícia no arranque da cimeira, pela hipótese de, até ao final do ano, rumarem à Argentina até 900 mil portáteis Magalhães. Ao que indicava na altura o Diário de Notícias, a JP Sá Couto, empresa responsável pelo computador, está a participar num concurso actualmente em marcha no país, e bem posicionada para o vencer.

Nos pontos referentes à tecnologia, a intervenção do Primeiro-ministro tocou na importância da introdução das TIC nas escolas e na necessidade de uma maior cooperação científica entre os países ibero-americanos, através do envolvimento das universidades.

"A educação em Portugal transformou-se com a adopção de um plano tecnológico. Nós hoje temos um dos rácios mais elevados do mundo em termos de alunos por computador, temos uma das sociedades educativas que mais utiliza os computadores e todas as nossas escolas estão ligadas por banda larga de alta velocidade", salientou.

Segundo José Sócrates, a face mais visível deste processo que ocorreu em Portugal "foi o computador Magalhães", cita o Público.

"Quero assegurar que este plano tecnológico para a educação que fizemos nos últimos cinco anos melhorou a aprendizagem, aumentou o nível de satisfação dos alunos na sala de aula, mudou a relação entre aluno e professor, mudou a gestão da escola e contribuiu para um significativo aumento da informatização na nossa sociedade. Muitos computadores entraram pela primeira vez em casa de cidadãos vindos das crianças", frisou o Primeiro-ministro.

O Magalhães também mereceu referências por parte dos presidentes da Argentina, Cristina Kirchener, e do Panamá, Ricardo Martineli, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Nicolas Maduro.

Na conferência de imprensa final da XX Cimeira Ibero-Americana, o líder do executivo português adiantou igualmente que uma equipa técnica portuguesa se poderá deslocar, em breve, à Guatemala para auxiliar o país na adopção de tecnologias de informação na área da educação.