A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) anunciou esta quinta-feira que espera concluir até 7 de Agosto a entrega dos 17 mil computadores Magalhães em falta naquela região.

A entidade informa ainda, citada pela Lusa, que estabeleceu uma parceria com uma empresa privada, e que já tem em curso a distribuição dos primeiros 8.500 computadores daquele lote.

No dia em que a iniciativa comemora um ano de existência, são menos de 30 mil os alunos portugueses que ainda não receberam o Magalhães. A garantia foi dada pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, ao Rádio Clube. O responsável político acrescentou que já foram distribuídos mais de 400 mil computadores no âmbito do e-escolinha.

Nos últimos dados divulgados oficialmente, o Ministério da Educação apontava para a entrega de 373 mil computadores a alunos das escolas do continente, públicas e privadas.

Em meados do mês passado, o programa contava com 404,6 mil alunos do ensino básico inscritos, ou seja, restariam 31.600 que ainda não teriam recebido o equipamento, segundo o Ministério da Educação, por incorrecção de dados ou falta de pagamento.

De fora ficaram perto de 50 mil alunos, que não quiseram o Magalhães, sobretudo alunos do 4º ano de escolaridade, que optaram por aguardar inscrever-se no programa e-escola, referia a tutela.