Afinal o Magalhães só chega mesmo no próximo lectivo. A confirmação foi feita pela própria Ministra da Educação, Isabel Alçada, em declarações prestadas à TSF, à margem de uma visita ao Refúgio Aboim Ascenção, em Faro.

A ministra disse que alguns computadores poderiam "eventualmente" ser distribuídos ainda este ano, mas a garantia é de que todos os alunos do 1º e 2º ano de escolaridade terão acesso ao computador no princípio do próximo ano lectivo, que começa em Setembro.

A "revelação" surge um dia depois da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) se ter mostrado confiante de que os primeiros Magalhães começariam a ser distribuídos aos alunos do 1º ciclo antes do fim deste ano lectivo, que acaba em meados de Junho.

Hoje, Isabel Alçada confirma aquilo que alguns vinham antecipando: os atrasos no concurso público para fornecimento dos portáteis vão obrigar a esperar até Setembro para entrega dos computadores do e-escolinha.

"As empresas têm de concorrer, tem de haver um júri que aprecia as candidaturas e tem de se dar tempo para poder haver recurso", justificou a ministra, numa alusão ao processo de selecção citada pela rádio.

A responsável admite que o processo durou "bastante tempo", algo que classificou como normal. Recorde-se também que a adjudicação do concurso só foi realizada no final do passado mês de Abril.