As plataformas de videoconferências sofreram no último ano uma pressão extraordinária com o confinamento a obrigar as equipas a trabalhar a partir de casa, em modelos de teletrabalho que em muitos casos não estavam pensados e estruturados. Com a situação pandémica a começar a aliviar em todo o mundo, é certo que o modelo de futuro será de trabalho híbrido, e é neste cenário que a Microsoft aposta para as mudanças que hoje apresentou nas plataformas Teams e Viva.

"Conforme emergimos nesta nova realidade híbrida, estamos focados em construir experiências em equipes que são projetadas para garantir que todas as vozes sejam ouvidas, incluindo as pessoas que não estão na sala - capacitando todos para se conectar e se envolver, de qualquer lugar e a qualquer momento", explica Jared Spataro, vice presidente para o Microsoft 365.

São sobretudo atualizações à forma como são apresentados os conteúdos e aos modelos colaborativos, mas também à visualização das pessoas em videoconferência, que se pretende que tragam mais facilidade na partilha de ideias e documentos e um ambiente mais "humanizado".

Entre as alterações que vão ser introduzidas gradualmente nas plataformas está um modelo de "linha da frente" para a apresentação nas videoconferências do Teams, componentes do Fluid para edição simultânea de documentos, e uma experiência de quadro branco que permite a partilha de ideias e desenhos.

Componentes mais "integradas" e extensão às aplicações

A Microsoft já tinha adicionado os componentes Fluid para uma colaboração em tempo real, no Teams e no Office. Agora estes componentes são alargados às reuniões no Teams, OneNote, Outlook e Whiteboard, em tempo real mas também em modelos assincronos, partilhados entre as várias aplicações.

Há ainda novos recursos de conversa para fixar mensagens, dar acesso a chats rápidos e a possibilidade de responder sem perder o contexto da conversa.

Colaboração no Microsoft Teams Colaboração no Microsoft Teams
créditos: Microsoft

Com a visualização Front Row o objetivo é manter as pessoas que estão a entrar em reuniões em modo remoto na "fila da frente", para que todos sintam qu têm o mesmo lugar à mesa e na participação das Microsoft Teams Rooms. Este layout vai ser lançado este ano, e Jared Spataro defende que é um modo mais natural de interagir.

O teletrabalho está a aumentar o stress e o Teams traz novas ferramentas para melhorar a saúde mental
O teletrabalho está a aumentar o stress e o Teams traz novas ferramentas para melhorar a saúde mental
Ver artigo

"Mudámos a galeria de vídeos para a parte inferior do ecrã para que os participantes remotos fiquem cara a cara com os que estão na sala. E para ajudar todos a se manterem ligados, o conteúdo da reunião é cercado por informações contextuais da reunião, como agenda, tarefas e notas", indica o vice presidente para o Microsoft 365.

Estão ainda previstos outros modelos de extensão de ecrã com imagens maiores e reações ao vivo, assim como a possibilidade de marcar várias janelas, o que deverá estar implementado só no outono.

Uma parte da experiência de reuniões que misturam modelos presenciais e remotos está também suportada no Teams Rooms para o Surface Hub, o "computador de videoconferências" da Microsoft. Este vai trazer "palcos" mais modernos, possibilidade de combinação de imagens do Together Mode e PowerPoint Live. No próximo outono o Microsoft Whiteboard também vais estar disponível nesta plataforma para todos poderem comentar e desenhar no mesmo quadro branco.

Microsoft Whiteboard no Teams Microsoft Whiteboard no Teams
créditos: Microsoft

A preocupação com o bem estar dos colaboradores, que mais do que duplicaram o tempo de videoconferência desde o início da pandemia, está também patente nas novidades da Microsoft. Para reduzir o stress e aumentar a concentração a empresa vai lançar este mês uma série de meditações guiadas e exercícios de mindfulness na app Headspace para o Viva Insights no Teams, para que todos possam começar o dia mais relaxados, ou prepararem-se antes de uma grande apresentação.