A Sony Computer Entertainment anunciou que o projecto Folding@home já conta com mais de um milhão de utilizadores registados em todo o mundo, o que significa que desde o início do projecto, em Março do ano passado, todos os dias são aceites as inscrições de quase 3 mil utilizadores da PS3.



Desde que anunciou a sua colaboração como projecto da Universidade de Stanford, a Sony já conseguiu angariar utilizadores suficientes para assegurar 74 por cento do total de teraflops gerados no Folding@home.



Vijay Pande, professor da Universidade de Stanford e líder do projecto, destaca que, "desde a associação da Sony, os recursos de investigação têm aumentado a passos largos", devido à contínua participação dos utilizadores da PS3.



Antes da colaboração da Sony no projecto de computação distribuída, a iniciativa utilizava a potência informática gerada por computadores pessoais de todo o mundo. Agora, de acordo com os investigadores associados ao projecto, uma rede de aproximadamente 10 mil PS3 pode originar a mesma quantidade de trabalhos permitida por um conjunto de 100 mil PCs, o que aumenta consideravelmente o nível da investigação, permitindo que em apenas algumas semanas seja efectuado o trabalho que demoraria anos a ser concluído.



O programa Folding@home foi iniciado em 2000, e tem como objectivo realizar simulações de enrolamentos de proteínas sem recorrer a supercomputadores. Ao invés disso, é utilizada a capacidade não aproveitada dos computadores pessoais dos utilizadores ligados à Internet. Para isso, os utilizadores têm apenas de instalar um programa no seu computador que aproveita os recursos não utilizados no sistema para contribuir na investigação comum.



Esta colaboração é essencial para levar à simulação exacta do enrolamento das proteínas de forma a investigar as mutações genéticas e alterações que levam ao aparecimento de doenças como o Alzheimer, DBE, fibrose quística, entre outras.



Notícias Relacionadas:

2007-03-17 - Sony alia capacidades da PlayStation 3 à investigação científica