
Nos primeiros meses do ano criaram-se, em média, 73 mil peças de software malicioso todos os dias, num aumento de 26 por cento comparativamente às 63 mil variantes de malware que surgiam diariamente em 2010, segundo dados da PandaLabs.
Os Cavalos de Tróia continuam a ser a ameaça informática mais popular, correspondendo a 70 por cento de todos os tipos de novas peças de malware.
Em particular, a PandaLabs adverte para a utilização crescente dos “downloaders”, um tipo de Cavalo de Tróia que depois de infectar o computador , se liga à Internet para descarregar sequências mais perigosas.
Diferentemente dos trojans, estas peças têm poucas linhas de código, logo pesam pouco, o que faz com que passem despercebidos no sistema.
Muito mais atrás no volume de novas ameaças surgem os vírus convencionais, com 16,82 por cento do total de peças criadas durante os primeiros meses de 2011.
Esta evolução do número de Cavalos de Tróia deverá manter-se, devido ao interesse económico por detrás da sua criação, já que se tratam de ataques que permitem roubar dados pessoais, nomeadamente bancários, considera a empresa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários