É neste momento a única máquina de venda automática de criptomoeda em Portugal Continental, mas a curto/médio prazo poderá ter mais por companhia, noutras cidades portuguesas. Esta é a intenção dos fundadores da Mind the Coin, a empresa por detrás do projeto.

Em Lisboa existiu um ATM do género, inaugurado em 2014, mas entretanto encerrou. Desde essa altura e até ao início de maio último, em Portugal só era possível comprar criptomoedas no Funchal. A Mind the Coin pode vir a mudar a tendência.

Fomos ao cinema e aproveitámos para comprar bitcoins
Fomos ao cinema e aproveitámos para comprar bitcoins
Ver artigo

“Não temos conhecimento das razões que levaram o operador [de Lisboa] a cessar funções. Contudo, muito aconteceu nos últimos anos. A tecnologia amadureceu bastante e a infraestrutura de apoio desenvolveu-se de forma exponencial”, referiu Pedro Guimarães, ao SAPO TEK.

A evolução sente-se desde os terminais físicos, às carteiras móveis mais fáceis de utilizar, passando pelas plataformas online de compra e venda de moeda virtual, apontou. Há também muito mais informação, “embora a disponível em português seja ainda algo limitada”, admitiu.

A escolha da cidade de Braga para instalar um ATM de criptomoeda aconteceu por várias razões, contou Pedro Guimarães ao SAPO TEK. “De facto, todos os sócios da empresa estudaram na Universidade do Minho e têm fortes ligações a Braga. Além disso, é uma cidade com uma imensa massa crítica na área da Informática e onde cada vez mais surgem startups tecnológicas bem-sucedidas”.

Por toda a Europa há equipamentos do género em todo o tipo de locais, como restaurantes, cinemas, estações de metro ou lojas de conveniência. “A nossa opção pela incubadora Ideia Atlântico esteve relacionada com o enorme apoio da respetiva gerência, que entende e promove projetos na área”.

Braga foi o local perfeito para lançar o projeto, mas não invalida a existência de terminais em locais menos prováveis por todo o país. “Ainda não definimos localizações exatas, mas temos vindo a receber contactos de vários empresários que pretendem colocar terminais nas suas instalações, mas que não têm o know how necessário”. Ainda assim, a equipa da Mind The Coin espera fechar várias parcerias em breve, sendo provável que surjam terminais noutros pontos do país a curto/médio prazo.

A instalação é ainda muito recente para a Mind the Coin poder tirar conclusões acerca dos resultados obtidos, mas a equipa acredita que o número de vendas vai estar relacionado com a cobertura mediática em torno da Bitcoin. “Nas alturas em que não existirem ‘febres’ mediáticas, é nossa convicção que iremos atrair a atenção de curiosos em geral e dos ‘criptoentusiastas’ do norte de Portugal”.

Pedro Guimarães destacou ainda que o equipamento será potencialmente útil à população imigrante, que o poderá utilizar para adquirir Bitcoin e enviar fundos de volta para o país de origem, poupando assim em taxas bancárias e tempo. Além de que "as transferências são concluídas em minutos em vez de dias ou semanas”.