A AMD anunciou para Junho a disponibilização dos primeiros AMD Media Center PC, desenhados para permitir aos consumidores distribuir, partilhar e tirar todo o partido de conteúdos multimédia. O AMD Live! PC permitirá que o utilizador concentre numa mesma localização central todos os seus conteúdos e disponibiliza depois um conjunto de ferramentas que permitem o seu acesso fácil a partir de outros dispositivos.

O centro de entretenimento permite o streaming de música, ver e partilhar fotos na TV, ou gravar programas de televisão, vídeos, música e fotos para um CD ou DVD, ou transferir este tipo de conteúdos para um notebook, um MP3 ou um PDA. O conceito é semelhante ao Media Center da Microsoft, já no mercado há alguns anos, sustentado no sistema operativo Windows Media Center e combinado com plataformas Intel adoptadas por diversos fabricantes de hardware.

O novo equipamento da AMD terá um conjunto de funcionalidades de optimização desenhadas com o objectivo de permitir ao utilizador tirar o melhor partido do equipamento sem ocupar rapidamente o espaço de memória. A empresa garante que o utilizador terá a liberdade de escolher as aplicações que quiser para instalar nesta plataforma, mas o sistema referido é o Windows Media Center.

Uma das funcionalidades anunciadas permite a compressão de ficheiros armazenados, por forma a rentabilizar de forma mais eficiente o espaço disponível. Já o AMD Live! Network Magic permite que o utilizador faça a gestão da sua rede doméstica, garantindo os mecanismos de segurança necessários, enquanto o AMD Live! LogMeIn permite coordenar de forma remota o media center e aceder dessa forma aos seus conteúdos e ficheiros.

No que se refere à segurança estará ainda disponível uma funcionalidade que faz o back up automático dos conteúdos do utilizador para um servidor online, é o AMD Live! Media Vault onde dispõe de 25GB para armazenar os conteúdos mais pesados.

Os AMD Live! PCs vão estar equipados com processadores dual core Athlon 64 X2, informa a AMD que já registou o interesse de fabricantes como a Acer, Fujitsu Siemens, HP no desenvolvimento de equipamentos de suporte ao conceito, bem como de outros fabricantes não identificados na Europa Ocidental, China e América do norte.