A Samsung teve uma noite de terror no Brasil. A fábrica da tecnológica sul-coreana em Campinas foi alvo de um mega-assalto e o prejuízo provocado pelo crime está à altura do golpe: 6,5 milhões de dólares, o equivalente a 4,78 milhões de euros, números entretanto confirmados pela Samsung Electronics.



De acordo com a imprensa brasileira o grupo de ladrões era composto por 30 indivíduos que tomaram a unidade de produção de assalto. No meio do roubo, que terá durado perto de três horas, cerca de 50 pessoas foram mantidas como reféns, um número que a fabricante também já confirmou e que é muito inferior ao inicialmente avançado pela imprensa local, que falava em 200 pessoas sequestradas.


Os ladrões terão em primeiro lugar assaltado uma carrinha da empresa que fazia o transporte dos trabalhadores do turno da noite. Vestidos com a farda da empresa, os criminosos entraram na fábrica, dominaram a equipa de segurança e mantiveram dezenas de pessoas como reféns.



Os ladrões terão depois fugido em sete camiões carregados com 40 mil equipamentos eletrónicos, entre smartphones, tablets e computadores portáteis.



Em comunicado a Samsung revelou que está a cooperar com as forças de segurança na tentativa de ajudar a resolver o crime, tendo-se também congratulado o facto de ninguém ter ficado ferido durante o roubo.



A polícia brasileira já estará a analisar as imagens do circuito de videovigilância da fábrica e também já falou com os funcionários da segurança que estavam a trabalhar na altura do assalto.



De acordo com os primeiros relatos dos trabalhadores que estiveram como reféns, os assaltantes conheciam bem a fábrica e sabiam onde estavam os equipamentos mais valiosos. Os funcionários foram obrigados a manter os postos de trabalho, simulando que estavam a trabalhar para não levantarem suspeitas sobre o que estava a acontecer.



Mas este não terá sido o primeiro assalto "generoso" que a Samsung sofre no Brasil. Em 2013 um camião de carga terá sido levado por um grupo de criminosos. O The Washington Post diz ainda que a zona da Campinas é conhecida como o "Triângulo das Bermudas" porque está a viver muitos episódios de roubo de eletrónica.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com informação fornecida pela Samsung sobre o valor do roubo e o número de pessoas sequestradas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico