Por Ricardo Soares (*)

Os desafios do setor da segurança são diários. A crescente sofisticação das ameaças, num mundo onde os assaltantes estão cada vez mais organizados e tecnologicamente preparados, é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam. Assim, a inovação tornou-se não apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade vital para proteger as pessoas e os bens que vão acumulando ao longo da vida.

Com isso, o setor da segurança, tem sido obrigado a dar grandes passos em termos de inovação e de desenvolvimento para conseguir fazer face aos problemas diários que enfrenta. Os sistemas convencionais têm sido atualizados e trazem consigo cada vez mais funções e mais opções para facilitar a vida dos clientes.

O futuro da segurança, que é já o presente em alguns casos, passa pela automatização e pela possibilidade de controlar os alarmes instalados em casa à distância. Sensores inteligentes, monitoramento remoto e algoritmos de análise comportamental são algumas das ferramentas que revolucionam o setor, permitindo respostas rápidas e precisas antes mesmo que um crime aconteça. Assim, é possível abrir portas sem chaves, definir horários para trancar as portas ou até mesmo possibilitar a abertura da porta aos serviços de emergência em caso de necessidade no interior.

Todos estes avanços, além de evitarem ocorrências indesejadas, têm também um papel fundamental na comodidade dos clientes. Sistemas integrados que permitem o controle através de aplicativos ou a entrada em casa através da aplicação ou de um código pessoal são soluções que garantem não apenas a proteção, mas também a praticidade no dia a dia. Quer seja por permitirem que os filhos não precisem de chaves físicas, que muitas vezes podem perder, ou por darem a possibilidade de controlar a entrada de alguém que vai realizar um serviço na sua casa, estes avanços ao nível dos alarmes trazem outro nível de comodidade aos clientes.

É nesse caminho que as empresas do setor têm procurado trabalhar. Não só que a tecnologia cumpra o papel de trazer maior segurança, mas a constante necessidade de pesquisa e desenvolvimento para dar cada vez mais opções a quem pretende instalar um sistema de alarme. É fundamental que as empresas se consigam manter sempre à frente das possíveis ameaças apresentadas pelos assaltantes, mas que também ofereçam mais funcionalidades práticas no seu serviço.

A inovação não é apenas um conceito abstrato, é a base de um sistema de segurança eficiente e confiável. Ao unirmos tecnologia, inteligência e compromisso com a excelência, conseguimos não apenas evitar roubos, mas também transformar a experiência do cliente, proporcionando tranquilidade e confiança em um mundo cada vez mais dinâmico e desafiador.

(*) Diretor de IT da Securitas Direct