Durante a noite foi detectado um novo vírus que circula em mensagens de correio electrónico e se apresenta com informação sobre a gripe das aves no Reino Unido. Esta mensagem contém um link que aberto permite fazer correr um programa malicioso desenhado para explorar uma falha de segurança no sistema WMF, corrigida pela Microsoft no mês passado, garante a websense que identificou o novo vírus.



No assunto da mensagem que transporta o programa malicioso pode ler-se "Attention !!! Bird flu in England !!!". O alerta é desenvolvido no corpo da mensagem com um texto que garante terem sido descobertas por cientistas britânicos incidências do vírus da gripe das aves, cita o VnuNet.



A mensagem acrescenta que um homem de 35 anos terá já sido infectado com a variante do vírus mais perigosa para os humanos, o H5N1, e que está internado num hospital do país. O alerta termina com o apelo à visita de um website onde o utilizador poderá encontrar mais informação sobre este assunto que o Governo alegadamente quer esconder.



Quando acede ao site em questão o utilizador vai visualizar uma mensagem dizendo que o acesso foi bloqueado. Mas chegar até aqui é mais do que suficiente para activar o cavalo de tróia escondido no site com o nome expl1.wmf, que descarrega e faz correr o ficheiro expl1.exe, desenhado para explorar a falha do Windows.



A WebSense garante que o vírus está a propagar-se de forma rapida e alerta os utilizadores para a necessidade de realizar as actualizações de segurança disponíveis.



Notícias Relacionadas:

2006-02-03 - Kamasutra já está activo e Portugal pode ser um dos países com alto nível de infecções

2006-01-06 - Microsoft antecipa boletim mensal para corrigir falha no Windows Meta File