A crescente popularidade dos leitores de música digital deverá levar à duplicação do número de vendas durante este ano, indica um relatório da empresa de estudos de mercado Informa Media, citado pela Agência Reuters. A consultora britânica prevê que este ano sejam vendidos em todo o mundo 10,8 milhões de leitores, o que garante uma base acumulada de 21,5 milhões de unidades.



As preferências de compra destes gadgets dividem-se entre modelos mais básicos com memória volátil ou discos rígidos, entre os quais se contam os iPods da Apple assim como uma série de novos dispositivos que estão a chegar ao mercado.



A consultora explica que este boom de vendas vai para já beneficiar apenas os fabricantes dos equipamentos, já que a expectativa é que os utilizadores recorram à sua própria discografia e ficheiros MP3 na Internet para carregar a memória dos leitores digitais com as suas músicas preferidas. Só numa segunda fase também os serviços de música online vão beneficiar deste crescente número de utilizadores destes dispositivos.




A própria indústria da música poderá a longo tirar vantagens desta tendência, se conseguir incentivar a utilização de serviços de música legais, que pagam direitos de autor, em detrimento do recurso a redes de P2P ilegais.



Segundo o relatório da Informa Media, o iPod da Apple mantém-se como o dispositivo mais popular nos leitores de música digital de topo de gama, com a base instalada a ultrapassar os 5 milhões antes do final do ano. O resto do mercado é dividido entre outros fabricantes como a Creative Technology, Dell e Sony.

A empresa alerta ainda para o facto de num futuro próximo o problema da compatibilidade entre os diferentes formatos usados pelos leitores digitais poder tornar-se um assunto delicado.



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