Os números que foram divulgados ontem são ainda preliminares e juntam os dados do último trimestre de 2024 e o total do ano. As vendas de computadores pessoais atingiram os 68,9 milhões nos últimos três meses, somando 262,7 milhões no total para o ano inteiro. Os dados da IDC indicam um crescimento de apenas 1,8 e 1%, respetivamente.

Jitesh Ubrani admite que apesar de se ter registado um crescimento marginal, face a quebras no ano anterior, não há razão para optimismo. Mesmo com as promoções de fim de ano nos Estados Unidos e na Europa, e com o incentivo do Governo chinês à compra de eletrónica, o regresso a uma tendência de crescimento neste mercado é lento.

O fim do suporte ao Windows 10, que está marcado para outubro de 2025, continua a ser um incentivo ao upgrade de computadores nas empresas, mas há algumas ameaças no horizonte, como a possibilidade da administração de Trump impor notas tarifas a produtos provenientes da China que possam aumentar o preço. 

Para Ryan Reith, vice presidente da IDC para o Worldwide Device Tracker, estas preocupações estão a ensombrar os progressos feitos com a introdução de Inteligência Artificial. "Mantemos a visão de que o impacto de IA nos equipamentos será positivo na indústria, mesmo que estes pontos de inflexão sejam atrasados", afirma, citado em comunicado. 

Em termos de marcas a Lenovo mantém a liderança com uma quota de mercado de 23,5%, seguida de perto pela HP, com 20,2%. Mais longe, em terceiro, está a Dell com 14,9% e depois a Apple com 8,7%.

Mercado PCs 2024 - IDC
Mercado PCs 2024 - IDC

As fabricantes têm estado a atualizar a sua linha de computadores pessoais para 2025 na CES e há uma "enchente" de novos PCs com IA no alinhamento, como pode ver no especial que preparámos da feira de Las Vegas.