O mercado de servidores facturou no segundo trimestre do ano 13,1 mil milhões de dólares, valor que representa um crescimento de 6,3 por cento face a igual período do ano passado. A IDC, que avança os números, garante que para o crescimento contribuiu a renovação do parque de máquinas em data centers, sobretudo no que se refere às máquinas com preço abaixo dos 25 mil dólares, onde o crescimento foi mais acentuado (11 por cento).
O Windows continua a liderar esta área de mercado, representando 38,2 por cento dos sistemas operativos de suporte. O Unix ocupa a segunda posição correspondendo a 31,7 por cento das despesas com sistemas operativos para servidores registada no período, enquanto o Linux captou 13,6 por cento do mercado.
Por fabricantes, a liderança do mercado é da IBM que arrecadou 31 por cento da receita gerada, logo seguida da HP que gerou 28 por cento da receita. A Sun fecha os três primeiros lugares do ranking com uma quota de 13,1 por cento. O maior crescimento por fabricantes coube no entanto à Dell, que na quarta posição da tabela facturou 1,5 mil milhões de dólares, num crescimento de 20,2 por cento.
No que se refere ao mercado de servidores x86, que valeu no período 6,9 mil milhões de dólares, a liderança é da HP com uma quota de 35,1 por cento, seguida da Dell que captou uma quota de 22,2 por cento. A IBM ocupa o terceiro lugar com uma quota de 17,5 por cento.
Notícias Relacionadas:
2007-07-19 - Portáteis impulsionam vendas mundiais de PCs no 2º trimestre
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários