O mercado mundial de servidores caiu 24,5% nos três primeiros meses de 2009, face a igual período do ano anterior, baixando de 13,1 mil milhões de dólares para os 9,9 mil milhões, segundo a IDC.

Este é o terceiro trimestre consecutivo de declínio e uma das receitas mais baixas desde que a IDC começou a monitorar trimestralmente o mercado de servidores, há 12 anos atrás.

A análise refere ainda que o número de unidades expedidas diminuiu 26,5 por cento, representando uma aceleração da queda em relação à retracção de 12 por cento registada no quarto trimestre do ano passado.

A queda na procura de servidores foi registada em todos os segmentos, com as receitas do sector de midrange a baixarem 13,6 por cento e as do high-end a diminuírem 19,5 por cento, comparativamente ao mesmo trimestre de 2008.

No que diz respeito às fabricantes, HP e IBM ficaram empatadas na primeira posição, com uma quota de 29,3 por cento cada, com a IBM a conseguir crescer 1,7 por cento e a HP a recuar 0,7.

Dell e Sun surgem nas posições seguintes, com 11 por cento e 10,3 por cento de participação respectivamente. As receitas da Dell caíram 31,2 por cento em comparação com o ano passado, enquanto as da Sun baixaram 25,5 por cento.

A Fujitsu-Siemens manteve a quinta posição no mercado com uma quota de 6,7 por cento.