Na comemoração do terceiro aniversário dos Tablet PCs, um estudo conduzido pela In-Stat comprovou que a nova geração de computadores portáteis não representou um grande sucesso no mercado comercial, mas indica queas previsões das principais fabricantes que comercializam esta plataforma podem tornar-se realidade em 2009.

De acordo com o relatório da consultora, em 2004 o total das vendas dos Tablet PCs geraram 1,2 mil milhões de dólares, prevendo-se que daqui a quatro anos este segmento de mercado possa estar avaliado em cinco mil milhões de dólares. Para este salto o sistema operativo Longhorn da Microsoft, já renomeado Windows Vista, deverá dar uma contribuição decisiva.

Fabricantes como a Acer, Fujitsu, HP, Motion Computing e Toshiba foram os principais líderes de vendas dos tablet PCs durante o ano passado, sendo os resultados mais consistentes em mercados específicos, como o da saúde, imobiliário e vendas de seguros.

A total adopção deste equipamentos passa pela combinação de uma maior disponibilidade de software com outros factores, de forma a impulsionarem as vendas. A In-Stat, acredita que o Longhorn contribuirá para o crescimento do mercado de PCs portáteis, possibilitando uma massificação dos equipamentos, mas avisa que é a combinação das inovações tecnológicas na área do software e hardware que pode contribuir para a realização dessa previsão.

Notícias Relacionadas:

2005-07-19 - Vendas globais de PCs aumentam 16,6% no segundo trimestre

2005-03-27 - IDC revê em baixa previsões de crescimento para o mercado mundial de PCs

2005-03-01 - Portugueses compraram mais de 600 mil PCs em 2004