Cerca de metade da população norte-americana possui um smartphone ou um tablet e um terço utiliza dispositivos móveis para aceder a notícias e a vídeos, pelo menos, uma vez por semana.


As conclusões são de um novo estudo levado a cabo pelo Project for Excellence in Journalism da Pew Research Center, que analisou as "grandes implicações sobre a forma como as notícias vão ser consumidas e pagas".


Estas conclusões apontam para o facto de 20% dos novos utilizadores de dispositivos móveis terem pago uma assinatura online no último ano, sugerindo que a informação paga, mesmo em formato digital, continua a abrir novas possibilidades de negócio para as empresas de informação.


De resto, o estudo da Pew destaca o facto de a utilização de dispositivos móveis ter contribuído para o aumento do número de leitores, em vez de conquistar mercado à custa das edições em papel, ou acessíveis através de um PC. Os dados indicam que cerca de metade dos utilizadores de tablets inquiridos passaram a dedicar mais tempo à leitora de notícias, e perto de um terço passou a consumir notícias de fontes de informação que não usavam antes.


Neste contexto, a Pew refere ainda que cerca de um terço dos utilizadores de dispositivos móveis afirmou ser assinante de publicações em papel, não estando a planear desistir dessas mesmas assinaturas.


Se a leitura de notícias mostra uma tendência de aumento com a banalização dos dispositivos móveis, já ao nível do sistema operativo eleito pelos utilizadores revela, segundo o estudo da Pew, uma quota de mercado crescente dos dispositivos Android face ao iOS. Enquanto iPad era o eleito de 81% dos utilizadores no ano passado, em 2012 representa um pouco mais de 50%, com os dispositivos Android e o Kindle Fire, da Amazon, a estarem presentes nas mãos de 48% dos inquiridos.


O estudo da Pew teve como base inquéritos realizados a cerca de 9.500 adultos, entre o final de junho e o início de agosto deste ano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico