As formigas são conhecidas pela grande capacidade de peso que conseguem transportar - dependendo das raças, podem levantar até 100 vezes o seu próprio peso. E o que mais impressiona a comunidade científica é o tamanho pequeno dos animais.

Na Universidade de Stanford, nos EUA, um grupo de investigadores está a desenvolver vários micro-robots que também têm a mesma capacidade de carga. A grande diferença para as formigas está no facto de o peso não ser levantado, mas ser antes arrastado.

No entanto e como explica a NewScientist, estes robots conseguem arrastar o peso mesmo quando estão a trepar por uma parede.

O segredo está no sistema de fixação usado, sendo que é suficientemente forte para aguentar a carga, mas também é fácil de despegar quando o robot necessita.

Os cientistas estão a trabalhar em diferentes protótipos e um deles, o μTug, tem 12 gramas de peso, mas consegue arrastar até 2.000 vezes o seu próprio peso.

A título comparativo, seria o mesmo que ter um humano a arrastar uma baleia azul, o maior e o mais pesado dos animais.

Os desenvolvimentos que estão a ser feitos podem produzir resultados interessantes quando se pensa em escala - isto é, o mesmo método em robots maiores -, mas também poderá continuar a ser explorado na área da micro-robótica, onde em determinadas situações robots de pequeno tamanho poderão ajudar a remover alguns objetos, quando o humano não tem forma de lhes aceder.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico