A Microsoft afirmou na passada sexta-feira, dia 13, que iria deixar de produzir o seu browser da Web Internet Explorer para o sistema operativo Mac OS dos computadores da Apple, informou a agência Associated Press. Com a excepção de duas pequenas actualizações, o actual Explorer 5 será a última grande versão que a gigante de software irá desenvolver para a plataforma Mac.
Na opinião da companhia, o próprio browser Safari da Apple é a opção mais lógica para os utilizadores de Macs, uma vez que esta, enquanto fabricante, tem um melhor acesso ao seu sistema operativo. "Eles podem fazer coisas que nós, enquanto programadores externos, não podemos, porque estão a desenvolver o seu próprio sistema operativo", afirmou Jessica Sommers, gestora de produtos para a unidade de negócios Macintosh da Microsoft, à agência de notícias.
Esta é uma queixa que tem sido muitas vezes dirigida à Microsoft no passado por outras produtoras de software que afirmaram que o acesso da companhia de Bill Gates ao código-fonte do Windows lhe dava uma vantagem no sentido de permitir que os seus programas acessórios obtenham um melhor desempenho neste sistema operativo do que outros.
Contudo, aquela responsável afirmou que a Microsoft não irá abandonar o
desenvolvimento de software para o Mac OS, continuando, pelo
contrário, a actualizar a suite de ferramentas de escritório Office. Apesar de ainda se encontrar actualmente em fase beta, de testes, o browser Safari da Apple já atraiu o interesse de vários cibernautas devido à velocidade de navegação que oferece e outras funcionalidades.
O Internet Explorer já possui actualmente mais de 90 por cento do mercado de navegadores web, pelo que alguns analistas afirmam que a gigante de software não precisa de exposição adicional junto dos utilizadores de Macs, que constituem menos de cinco por cento dos utilizadores de computadores. Na sua opinião, neste momento a Microsoft deve rever o montante de investimento no Mac OS e estabelecer prioridades de investimento.
Notícias Relacionadas:
2003-01-08 - Apple
lança browser gratuito Safari e alarga linha PowerBook de
portáteis
2002-08-22 - MSN vai
chegar aos computadores Mac em 2003
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários