Milhares de computadores terão sido comprometidos na última semana através de uma vulnerabilidade no controle de vídeo do Internet Explorer. Esta falha de segurança motivou um alerta fora do comum da Microsoft, que ainda não tem uma solução para o problema.

De acordo com o aviso da empresa, esta falha atinge o browser Internet Explorer se estiver instalado em sistemas operativos Windows XP ou Windows Server 2003 e permite aos atacantes ter acesso ao computador depois do utilizador visitar sites comprometidos, normalmente depois de seguirem um link recebido em mensagens de correio electrónico.

O alerta da empresa é um dos sinais de que esta é uma situação de segurança grave. a Microsoft tem emitido poucos alertas de segurança fora dos habituais Patch Tuesday em que divulga os códigos de correcção para vulnerabilidades detectadas nas suas aplicações.

Um dos avisos mais recentes ocorreu no final do ano passado e esteve relacionado com o Conficker, que infectou dezenas de milhões de computadores.

Esta vulnerabilidade específica afecta o controle ActiveX de vídeo do Internet Explorer e embora não tenha ainda uma correcção para o problema a Microsoft disponibilizou um sistema automático para desabilitar este controlo, num sistema "Fix it For Me" que está disponível no seu site.