Uma nova onda de ataques que tiram partido de uma vulnerabilidade já corrigida nos sistemas Windows está a preocupar a Microsoft que alerta todos os utilizadores para a necessidade de aplicarem os patches de segurança nos seus sistemas. A vulnerabilidade foi corrigida no boletim MS08-067, emitido a 11 de Novembro, e já gerou mais de 50 tipos de ataques, estando outros em preparação.

De acordo com informações da empresa de software, os primeiros ataques foram dirigidos a sistemas específicos, mas a nova onda de malware é mais geral e surge na forma de um Worm, designado Win32/Conficker.A. Uma descrição mais detalhada pode ser encontrada no Microsoft Malware Protection Center

Aparentemente está mais direccionado para empresas mas pode afectar também utilizadores individuais e já foi encontrado em muitos computadores domésticos. A maioria das infecções foi detectada nos Estados Unidos mas a Microsoft aponta também países europeus na sua lista, mas não Portugal. Curiosamente, ou não, o worm parece evitar a infecção de computadores da Ucrânia.

A Microsoft garante que os utilizadores que já aplicaram o patch não são afectados por este worm.