Com dois anos passados desde o lançamento do Surface Pro 4, a expectativa relativamente ao lançamento de um sucessor tem aumentado nas últimas semanas com a realização de vários eventos da Microsoft. Apesar dos rumores, a empresa norte-americana nunca garantiu estar a desenvolver uma nova versão do equipamento e um dos responsáveis chegou mesmo a afirmar que não iria haver nenhum Surface Pro 5.

E tinha razão. O novo Surface da tecnológica norte-americana é Pro, mas não é 5.

A empresa publicou um vídeo de apresentação na sua conta do YouTube, esta terça-feira e, de acordo com o que é possível reter das informações apresentadas, o novo Surface apresenta melhorias em várias vertentes.

A bateria, por exemplo, aumenta a sua capacidade das 9 para as 13,5 horas de reprodução contínua de vídeo. Como a empresa aponta, isto é 35% mais do que o iPad Pro, da Apple.

A Surface Pen, por sua vez, também foi atualizada. Nesta sua nova versão, a caneta apresenta 4.096 níveis de pressão e viu a sua latência reduzida para os 21 milissegundos.

Para os artistas, a Microsoft sublinha que o ângulo de suporte foi ampliado para suportar aberturas de 25 graus. Desta forma torna-se mais fácil desenhar no ecrã do Surface Pro que, neste novo modelo, consegue também funcionar com o Surface Dial. Até agora, a peça só podia ser utilizada no Surface Studio.

Microsoft anuncia renovação estética no Windows 10
Microsoft anuncia renovação estética no Windows 10
Ver artigo

Segundo escreve a imprensa internacional, a Microsoft terá três versões deste equipamento. Uma com o processador Intel Core m3, outra com i5 e, a de topo, com i7. Haverá também espaço para uma versão com suporte para LTE.

Em adição a todas estas transformações juntam-se também os novos teclados/capas em alcântara.

O novo Surface Pro está já disponível em pré-venda com preços a começar nos 799 dólares e vai começar a sair do armazém no próximo dia 15 de junho.

Como de costume, a Type Cover terá de ser adquirida à parte. As de alcântara estarão disponíveis por 159 dólares e as mais lisas por 129 dólares.

Desta vez, no entanto, há mais uma compra adicional para os utilizadores que pretendem dar uma utilização maioritariamente artística ao equipamento. A Surface Pen vai passar a vender-se à parte e terá um custo de 99 dólares.