A Microsoft coloca hoje nas lojas a versão 2005 do seu software para base de dados SQL Server. O lançamento surge depois de alguns adiamentos que tiveram como objectivo melhorar a segurança do produto e torná-lo mais fiável.



A nova oferta, que esta semana será também mostrada em Portugal no âmbito do evento TechDays, fica disponível em simultâneo com uma actualização das ferramentas para criar aplicações, que integram o Visual Studio 2005.



Os novos produtos vão ser apresentados por Steve Jobs em São Francisco, juntamente com um novo programa para acompanhar processos de negócio que irá designar-se BizTalk Server 2006 e que estará disponível no próximo ano. O objectivo é oferecer às empresas uma oferta mais completa nesta área, detalhou a empresa em declarações citadas pela Reuters numa antecipação do lançamento.



Para promover os novos produtos a Microsoft pretende oferecer versões gratuitas do SQL Server e do Visual Studio, que permitam a utilizadores individuais criarem as suas bases de dados, sites de Internet ou programas de software.



O lançamento de novas versões de software empresarial marca um reforço da aposta da Microsoft neste campo e dos recursos para competir com empresas como a Oracle que na semana passada anunciou também uma nova versão do seu software de base de dados. A Oracle Database 10g Express Edition é uma edição para principiantes de utilização gratuita.



Num comunicado disponibilizado a meio da tarde a Microsoft Portugal detalhou que o Visual Studio 2005 inclui um conjunto alargado de ferramentas tais como o Visual Studio Team System, "uma plataforma de ferramentas extensível para todo o ciclo de vida", que permite a colaboração entre equipas de desenvolvimento de software.



O documento detalha também que SQL Server 2005 inclui um conjunto de ferramentas de reporting e análise de dados que vão permitir às empresas "tirar maior partido dos seus dados de negócio" e que o BizTalk Server 2006 inclui novas funcionalidades de monitorização e gestão, que facilitam a implementação e acompanhamento de processos de negócio.



Relativamente a este último produto - que vai ter duas versões beta antes do lançamento comercial na primeira metade de 2006 -, a Microsoft revela que vai incluir 16 novos adaptadores de integração no BizTalk Server 2006 (nas edições Enterprise e Standard), sem custos adicionais para os clientes. O objectivo é permitir aos clientes uma maior interoperacionalidade com aplicações de outros fabricantes como a PeopleSoft, Siebel, Oracle Database e Oracle Business Suite.



Relativamente a Portugal, o comunicado acrescenta que ao longo dos últimos meses a filial portuguesa formou 40 ISVs e 1.802 clientes. No mesmo período foram distribuídos cerca de 9.500 kits CTP de SQL Server 2005, em versão beta.



Nota de redacção [16:52]: A notícia foi actualizada com mais informação disponibilizada pela Microsoft.


Notícias Relacionadas:

2003-09-26 - Oracle quer alargar base de clientes com 10g

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.