A Microsoft coloca hoje nas lojas a versão 2005 do seu software para base de dados SQL Server. O lançamento surge depois de alguns adiamentos que tiveram como objectivo melhorar a segurança do produto e torná-lo mais fiável.
A nova oferta, que esta semana será também mostrada em Portugal no âmbito do evento TechDays, fica disponível em simultâneo com uma actualização das ferramentas para criar aplicações, que integram o Visual Studio 2005.
Os novos produtos vão ser apresentados por Steve Jobs em São Francisco, juntamente com um novo programa para acompanhar processos de negócio que irá designar-se BizTalk Server 2006 e que estará disponível no próximo ano. O objectivo é oferecer às empresas uma oferta mais completa nesta área, detalhou a empresa em declarações citadas pela Reuters numa antecipação do lançamento.
Para promover os novos produtos a Microsoft pretende oferecer versões gratuitas do SQL Server e do Visual Studio, que permitam a utilizadores individuais criarem as suas bases de dados, sites de Internet ou programas de software.
O lançamento de novas versões de software empresarial marca um reforço da aposta da Microsoft neste campo e dos recursos para competir com empresas como a Oracle que na semana passada anunciou também uma nova versão do seu software de base de dados. A Oracle Database 10g Express Edition é uma edição para principiantes de utilização gratuita.
Num comunicado disponibilizado a meio da tarde a Microsoft Portugal detalhou que o Visual Studio 2005 inclui um conjunto alargado de ferramentas tais como o Visual Studio Team System, "uma plataforma de ferramentas extensível para todo o ciclo de vida", que permite a colaboração entre equipas de desenvolvimento de software.
O documento detalha também que SQL Server 2005 inclui um conjunto de ferramentas de reporting e análise de dados que vão permitir às empresas "tirar maior partido dos seus dados de negócio" e que o BizTalk Server 2006 inclui novas funcionalidades de monitorização e gestão, que facilitam a implementação e acompanhamento de processos de negócio.
Relativamente a este último produto - que vai ter duas versões beta antes do lançamento comercial na primeira metade de 2006 -, a Microsoft revela que vai incluir 16 novos adaptadores de integração no BizTalk Server 2006 (nas edições Enterprise e Standard), sem custos adicionais para os clientes. O objectivo é permitir aos clientes uma maior interoperacionalidade com aplicações de outros fabricantes como a PeopleSoft, Siebel, Oracle Database e Oracle Business Suite.
Relativamente a Portugal, o comunicado acrescenta que ao longo dos últimos meses a filial portuguesa formou 40 ISVs e 1.802 clientes. No mesmo período foram distribuídos cerca de 9.500 kits CTP de SQL Server 2005, em versão beta.
Nota de redacção [16:52]: A notícia foi actualizada com mais informação disponibilizada pela Microsoft.
Notícias Relacionadas:
2003-09-26 - Oracle quer alargar base de clientes com 10g
Microsoft apresenta SQL Server e Visual Studio 2005 (Actualizada)
Este artigo tem mais de 20 anos
Ficam hoje disponíveis as novas versões do SQL Server e do Visual Studio da Microsoft, depois de vários atrasos no lançamento. Os novos produtos são hoje detalhados bem como um novo programa para acompanhar processos de negócio que chega às lojas em 2006.
Comentários