Um programador encontrou uma maneira para que o Windows XP continue a receber atualizações de software: basta fazer uma alteração num ficheiro de registo e o sistema operativo “transforma-se” no Windows Embedded, o mesmo usado na rede Multibanco e que tem updates garantidos até 2019.



Agora a Microsoft disse ao ZDNet que desaconselha o uso deste truque. Isto porque as atualizações são feitas para outras versões do Windows e não para o XP.



A tecnológica explica que os computadores com Windows XP vão ficar na mesma desprotegidos visto que as soluções não foram pensadas para esse ambiente. A Microsoft alerta ainda para o facto de algumas dessas atualizações poderem trazer incompatibilidades de sistema, o que tornará o XP mais instável.



“A melhor maneira dos utilizadores do Windows XP protegerem os seus sistemas é atualizando para um sistema operativo mais moderno, como o Windows 7 ou Windows 8.1”, referiu a Microsoft na resposta enviada à publicação norte-americana.



No final de abril o Windows XP ainda detinha uma quota mundial na ordem dos 26%, querendo isto dizer que um em cada quatro computadores usa o sistema operativo desprotegido da Microsoft.



A tecnológica de Redmond foi inclusive forçada a voltar atrás na sua palavra, disponibilizando uma atualização de segurança para o XP pouco tempos depois de o suporte oficial ter terminado – foi descoberta uma grave falha que afetava todos os Windows, inclusive os mais recentes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.