À semelhança das fabricantes Sun Microsystems e IBM, a Microsoft anunciou que também está a desenvolver uma tecnologia RFID (identificação por rádio frequência), que ficará disponível na primeira metade de 2006. A plataforma "vai permitir uma gestão de eventos baseada em regras definidas pela engenharia do sistema de maneira a que seja possível dar uma resposta adequada a diferentes tipos de solicitações", explica um comunicado.



A infra-estrutura RFID da Microsoft deverá ser incluída em aplicações empresariais do grupo, como o Microsoft Axapta 4.0, que também será lançado em 2006. A Microsoft conta desenvolver APIs (Application Programming Interfaces) com base na tecnologia, que serão cedidas a fabricantes e ISVs (Independent Software Vendors) que as pretendam incluir nos seus produtos baseados na plataforma Windows.



O código RFID vai ser oferecido como um layer de gestão de dispositivos que permite que os vendedores liguem facilmente um conjunto de dispositivos, diz também o documento. A Microsoft declarou ainda que a tecnologia vai ser disponibilizada na forma de componentes, para que os programadores e ISVs possam embuti-la nas suas aplicações. Ao mesmo tempo, vai complementar o sistema operativo da Microsoft para a indústria do retalho, denominado Windows Embedded for Point of Service.



Apesar de ainda não estar definido o pacote final e o preço, empresas como a
Symbol Technologies e a Printronics já anunciaram que vão suportar a plataforma e a Microsoft não excluiu a hipótese de vir a desenvolver um servidor autónomo.



Notícias relacionadas

2005-06-21 - IBM apresenta novos serviços na área de tecnologia RFID


2005-06-07 - Microsoft avança com novas ferramentas de actualização automática