Alguns dias antes do que estava previsto a Microsoft começou a distribuir por programadores e parceiros tecnológicos a primeira versão beta do seu novo seu sistema operativo, o Windows Vista, que será lançado comercialmente na segunda metade do próximo ano.



Esta primeira versão de testes estará apenas disponível para técnicos que irão ajudar a companhia a melhorar a versão final da suite, resolver eventuais falhas de segurança ou outras questões que possam interferir de forma menos positiva na experiência do utilizador.



De acordo com a Reuters, os primeiros parceiros começaram a receber a versão beta do software - que durante todo o período de desenvolvimento foi conhecido pelo nome de código Longhorn - ainda ontem. Devem testar esta versão, ainda sem a maioria dos interfaces gráficos que ilustram as versões comerciais, cerca de 10 mil pessoas.



Na semana passada, quando tornou público o nome escolhido para a mega actualização do XP e a disponibilidade da versão beta, a Microsoft garantiu que antes da chegada comercial do Windows Vista irá disponibilizar uma nova versão de testes, mais aproximada da versão final e dirigida a um leque mais alargado de utilizadores.



O Windows Vista é uma das actualização da Microsoft aguardada com mais expectativa já que irá surgir cinco anos após a versão anterior, o Windows XP. Para já a Microsoft escusa-se a adiantar mais pormenores sobre a data concreta de lançamento do Visto que irá reforçar os mecanismos de segurança e a aposta da empresa na componente gráfica.



Notícias Relacionadas:

2005-07-22 - Longhorn transforma-se em Windows Vista e estreia beta a 3 de Agosto