A primeira preview do Windows 8.1 Enterprise, versão do sistema operativo otimizada para ser usada por empresas, foi disponibilizada pela Microsoft mais de um mês depois de a versão para utilizadores privados ter ficado disponível.

Os conceitos de virtualização e de trabalho remoto são os que dominam as novidades implementadas na nova versão do software, segundo escreve a PCWorld após as primeiras impressões.

O Windows to Go é uma funcionalidade que permite transpor uma versão do sistema operativo para uma unidade de armazenamento externa como uma pen USB e aceder ao ambiente de trabalho a partir de várias máquinas. A ferramenta Virtual Desktop Infrastructure (VDI) permite usar software crítico de forma virtual a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet.

O TechCrunch destaca ainda o DirectAccess, um serviço que permite aceder à rede da empresa dispensando o uso de uma VPN. Existem soluções incorporados no Windows 8.1 Enterprise que reforçam a segurança do acesso a ficheiros no próprio computador e noutras redes.

Com o passar dos semestres o Windows XP aproxima-se do fim de ciclo e o Windows 7 precisa de dar lugar ao novo sistema operativo da Microsoft. A primeira versão do Windows 8 focou-se sobretudo nos consumidores finais e na tentativa de colocar o Windows como uma alternativa aos sistemas operativos móveis iOS e Android que estão a dominar o mercado.

O Windows 8.1 deve chegar ao mercado no último trimestre do ano e as diferentes versões começam a ser enviadas para os fabricantes parceiros ainda durante o mês de agosto.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico