A Microsoft e a Octal revelaram hoje um novo kit de desenvolvimento, o Sagreskit, que facilita e torna mais rápida a criação de serviços de televisão interactiva para a plataforma Microsoft TV nas set-top boxes OctalTV.



Apresentado durante o Milia, Feira de conteúdos interactivos que está a decorrer em Cannes, o Sagreskit oferece aos programadores uma vasta gama de ferramentas e recursos de forma a ajudar a lançar mais rapidamente no mercado serviços de TV interactiva.



A primeira versão do kit está disponível desde hoje em inglês e incorpora funcionalidades como administração de gravador pessoal de vídeo, permitindo a criação de aplicações como video on demand e demonstrações interactivas. Também inclui ferramentas que permitem a conversão de ficheiros de e para o formato MPEG 2.



Outra característica do kit é o suporte de Smart Cards, uma funcionalidade presente nas set-top boxes OctalTV, possibilitando o pagamento de compras ou de serviços interactivos. Podem ainda ser criadas aplicações multi-câmara e multi-áudio para permitir a visualização em vários ângulos de eventos desportivos. Os programadores podem também criar jogos multi-jogador através de um conjunto de objectos de cliente e servidor. Os jogos podem correr entre duas ou mais set-top boxes através de uma ligação de banda larga.



O Sagreskit também inclui um interface gráfico de utilizador completamente personalizável que pode ser utilizado para a introdução rápida de portais televisivos localizados, um software cliente de File Transfer Protocol e uma componente de servidor que permite a rápida transferência de ficheiros para fora e para dentro da set-top box e um manual contendo secções explicativas detalhadas sobre a criação de conteúdos, como simulações difundidas em directo usando vídeo gravado e controlos de ActiveX.



A versão inicial do Sagreskit suporta o MicrosoftTV Advanced 1.5 funcionando nas set-top boxes OctalTV STB5005 e STB6005. Está disponível aos subscritores do Microsoft TV Developer Program.


Notícias Relacionadas:

2002-01-16 - Microsoft anuncia nova geração do programa Microsoft TV Developer