
A Microsoft e a Sony estão a perder milhões de dólares no negócio das consolas, uma tendência que pode ameaçar o futuro do mercado de consolas tradicional, defende Ben Cousins.
Este profissional da indústria dos jogos, que já passou pela Electronic Arts, pela Sony e pela Lionhead garante que as vendas de consolas como a Xbox, a PlayStation ou a Wii U representam perdas para os fabricantes, que as compensam com o licenciamento de jogos, onde o cenário não é brilhante.
"O preço de fabrico e distribuição destas consolas é superior ao preço a que são vendidas. Os fabricantes mantêm o modelo porque esperam recuperar o dinheiro perdido com o que cobram em licenças por cada jogo vendido para o sistema", defende o responsável, que junta aos custos de produção e distribuição, os custos de I&D e de marketing.
O caso será ainda mais grave porque a maioria das consolas vendidas em ambas as marcas chegaram ao mercado depois das primeiras baixas de preços feitas pelas empresas, sem que os custos de produção tivessem descido na mesma proporção.
Com mais de 70 milhões de consolas vendidas cada uma, tanto a Microsoft como a Sony terão vendido mais de 40% das suas consolas já com preços mais baixos que os preços de lançamento.
Pelas contas de Cousins, detalhadas num artigo publicado no Kotaku, a Sony já terá perdido qualquer coisa como 2,99 mil milhões de dólares na PlayStation, enquanto a Microsoft perdeu 4,95 mil milhões de dólares.
De acordo com a mesma opinião, apenas a Nintendo tem uma estratégia bem montada para suportar esta lógica de mercado, o que pode não ser suficiente para manter a evolução do mercado nos moldes que se conhecem.
Para Cousins a saída passa pelo mercado móvel, a crescer a um ritmo muito elevado, pois oferece soluções para diferentes tipos de públicos. O PC será o refúgio para os jogadores mais tradicionais.
Nota de redação: Foi corrigida uma gralha.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários