Apesar das que persistem entre a Comissão Europeia e a Microsoft relativamente ao processo de anti-trust que o executivo europeu mantém contra a empresa de software, Steve Ballmer terá garantido ontem à comissária europeia da concorrência, Neelie Kroes, que não tenciona atrasar o lançamento do novo sistema operativo Windows Vista na Europa. A informação foi confirmada por Neelie Kroes a um grupo de jornalistas à margem de uma conferência que decorre em Itália.

"Ele afirmou que têm a intenção de lançar (o Vista) globalmente", explicou Neelie Kroes aos jornalistas, segundo citação da agência Reuters.

A Comissão Europeia tinha já avisado a Microsoft, em Março passado, que tinha dúvidas sobre a possibilidade do Windows Vista conter algumas ferramentas que gerassem novos processos de violação da concorrência. Entre as preocupações relevadas na altura contavam-se a integração de pesquisa na Internet semelhante ao Google e software de leitura de PDF, que substituísse o Acrobate Reader da Adobe.

A possibilidade de atrasar a comercialização do Vista na Europa tinha sido avançada em Setembro pela Microsoft, respondendo às preocupações da Comissão e afirmando que não havia certezas quanto às exigências que a CE faria sobre o novo sistema operativo.

A Comissária afirmou aos jornalistas que Steve Ballmer sabe que a Comissão não pode dar luz verde ao Vista antes dele ser lançado, mas que a Microsoft conhece as leis Europeias e acredita que o novo sistema operativo vai cumprir as regras.

Para além das questões levantadas pela Comissão em Março deste ano, junta-se agora a preocupação crescente de que a integração de funcionalidades de segurança no vista venha a preocupar as empresas que se especializaram em soluções nesta área. Ainda recentemente a Symantec e a McAfee mostraram o seu descontentamento pela falta de informação para ligação dos seus produtos ao novo sistema operativo.

Notícias Relacionadas:

2006-10-12 - Microsoft revela lista de 250 produtos compatíveis com Windows Vista