A Microsoft vai integrar no Office a possibilidade de associar os documentos aos diversos tipos de licenças da Creative Commons - uma organização sem fins lucrativos que desenvolveu licenças com diversos graus de protecção para os direitos de autor. A empresa de Redmond será assim a primeira a integrar estas licenças num produto comercial.



Através de um add-in desenvolvido para o pacote de produtividade, e disponível gratuitamente a partir do Microsoft Office Live os utilizadores passam a ter a possibilidade de definir qual a forma de partilha de direitos de autor dos documentos que criaram nas várias aplicações, nomeadamente o Word, PowerPoint ou Excel. A ferramenta funciona numa gama alargada de sistemas operativos, desde o Windows 2000, Windows 98, Windows ME, Windows NT, Windows Server 2003 ao Windows XP.


O add-in foi desenvolvido em parceria com a Creative Commons e a 3Sharp e é considerado muito importante para o alargamento da utilização deste tipo de licença. “Uma grande parte do trabalho criativo é criada dentro da plataforma Office. Ter uma maneira simples de adicionar uma licença Creative Commons ajuda a alargar a utilização dessas licenças”, admite Lawrence Lessig, fundador da Creative Commons, em comunicado.




Através de uma lista de licenças da Creative Commons os utilizadores podem escolher diversas formas de protecção que vão desde a impossibilidade de alterar o conteúdo do documento até à proibição da distribuição comercial do mesmo. Até agora existiam apenas algumas aplicações Web que possibilitavam a agregação da licença aos diversos formatos de ficheiro criados.



Apesar de ainda não estar decidido se a Microsoft irá ou não criar uma lista de licenças para ficheiros Windows Media, Tom Rubin admitiu à C|net que esta é uma opção que não está posta de parte, já que a Creative Commons continua a explorar a área multimédia para a criação de licenciamentos.

Notícias Relacionadas:

2006-06-12 - Falhas críticas do Office e Windows corrigidas em boletim mensal

2006-06-05 - Microsoft faz alterações no Office e no Vista para evitar processo da Adobe
2005-02-10 - Licenças Creative Commons adaptadas para Portugal serão lançadas após o Verão
2004-10-11 - Creative Commons propõe alternativa ao modelo tradicional de direitos de autor