A Microsoft está decidida a alterar a opinião dos consumidores relativamente ao Windows Vista. Desde que foi lançado o sistema operativo não conseguiu conquistar o público da forma como a empresa desejava e, por isso, a Microsoft apostou numa campanha de marketing baseada em "blind tests".



A iniciativa consiste em spots publicitários onde a Microsoft pergunta aos utilizadores qual a sua opinião do Vista. Na maioria dos casos, as respostas foram negativas, baseando-se em críticas que comparam o desempenho do sistema operativo ao do XP.



Posteriormente, a empresa convida os mesmos utilizadores a entrarem numa sala onde testam um "novo" sistema operativo denominado "Mojave". No final pedem a opinião dos utilizadores e nove em cada dez mostram-se bastante satisfeitos com o desempenho do software.



O que os consumidores não sabem é que o "Mojave" se trata de uma versão do Vista com um interface diferente do original...



Com esta campanha, que vai custar 300 milhões de dólares à Microsoft, a empresa pretende mostrar ao público que a maioria das críticas são infundadas e que provam apenas o desconhecimento dos utilizadores acerca do Vista, explica Bill Veghte à Cnet .



Testes à parte, a Microsoft já começou a apostar na promoção do Windows 7, o sucessor do Vista.



Tendo em conta que não são só os utilizadores individuais que mostram desinteresse no Vista, a empresa está determinada em reconquistar a confiança da comunidade empresarial e já anunciou que, para estes, o Windows 7 começará a ser distribuído no final de 2009. Para os restantes utilizadores, o próximo sistema operativo da marca será colocado à venda no início de 2010, afirmou Bill Veghte.



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