É apenas uma criança mas já mereceu o destaque da Microsoft, que o certificou como IT Professional no exame de criação de sistemas de segurança. Com 8 anos, Marko Calasan supera a menina indiana de 9 anos que era até aqui considerada como a "especialista" mais nova a ser destacada pela empresa.

Apaixonado pelas ciências computacionais, Marko Calasan, oriundo da Macedónia, recebeu diversas ofertas no âmbito da sua distinção, entre as quais livros e DVDs de banda desenhada e jogos, mas isso não o impressionou. Segundo afirmou ao Times, aquelas ofertas são artigos que não lhe "suscitam interesse".

Já conhecido como o Mozart dos computadores, o petiz, que aos dois anos já sabia ler e escrever, aprendeu o que sabe maioritariamente através de livros e teve o apoio dos seus pais, que estão a pensar colocá-lo numa escola especial para crianças sobredotados.

Depois de obter a certificação da Microsoft, a criança já foi recebida pelo primeiro-ministro da Macedónia que lhe ofereceu um computador. Agora, o mais novo IT Professional da Microsoft pode continuar as suas investigações para tentar chegar ao seu sonho: desenvolver um sistema operativo.