Há nos aparelhos dobráveis e nos de ecrã duplo uma nova oportunidade de negócio. O recente aparecimento de várias propostas para o segmento ajuda-nos a prever um ano repleto de novidades neste sentido e a verdade é que as grandes tecnológicas fazem exatamente a mesma estimativa.

A Microsoft é uma das empresas que vai apostar na tecnologia. Esta semana, a gigante de Redmond anunciou o lançamento dos primeiros kits de desenvolvimento (SDK) para criar apps e websites que vivam nativamente em máquinas de ecrã duplo, como é o caso do Microsoft Surface Duo. Os programadores já podem descarregar o SDK, documentação e exemplos de boas práticas, padrões de UX e outras ferramentas necessárias à criação de novas experiências para este tipo de ambientes, sejam eles operados em Windows 10X ou Android.

A empresa espera conseguir disponibilizar um emulador a 11 de fevereiro, para simular estes sistemas em ambiente de produção, bem como novas interfaces de programação de aplicações (APIs), documentação e amostras de código. Estas APIs serão capazes de estender as apps ao longo de dois ecrãs diferentes e reconhecer a dobradiça do equipamento, o que facilita a criação de programas para equipamentos com estas características. O emulador vai simular o já apresentado Windows 10x e reproduzir a interação da app em desenvolvimento com o sistema.

tek windows 10x
Windows 10x simulado em emulador.

O novo Microsoft Edge também vai potenciar a criação de experiências de duplo ecrã para a web, uma vez que o browser foi desenvolvido com essa hipótese em mente. Para tal, a tecnológica criou novos padrões para layouts de ecrã duplo, de forma a que as conhecidas funcionalidades dos browsers consigam reconhecer a existência de um segundo display.

De forma a que os criadores possam dar largas à imaginação, a Microsoft criou também uma série de exemplos de como este segundo display pode ser utilizado em simultâneo.

tek microsoft dual

A empresa tem mais novidades para revelar sobre as iniciativas que está a desenvolver para este novo segmento de produtos. Estão prometidas notícias para o próximo dia 11 de fevereiro, no Microsoft 365 Developer Day, um evento que pode ser visto online, através deste link.

Note que todas estas novidades podem ser conhecidas ao detalhe no blog oficial da Microsoft.