A Microsoft tem vindo a revelar as renovações que está a fazer nas diversas aplicações do Windows 11, à medida que as vai disponibilizando aos membros do Windows Insiders para testes. Recentemente foi mostrar o serviço de feed noticioso Start, um widget que condensa o MSN e o Microsoft News num único local. O serviço utiliza inteligência artificial e machine learning para personalizar os conteúdos a cada utilizador.

Agora foi a vez de revelar a nova aplicação de fotografias do sistema operativo, que já está disponível para os membros do programa Windows Insiders. O objetivo da equipa de design foi remodelar a aplicação para torna-la mais rápida, fácil e mais divertida para consultar ou editar as fotografias. Pode rodar, cortar, retocar, ver os respetivos metadados e até assinalá-la como favorita mais facilmente, assim como escrever notas na mesma, caso deseje.

Veja na galeria imagens do editor de fotos do Windows 11:

Nesse sentido, a aplicação conta com um novo design em linha com o aspeto geral do Windows 11. Isso inclui cantos arredondados da aplicação e material Mica ao longo da experiência. A tipografia é reforçada a bold e tem um novo esquema de paletes de cor. A barra de ferramentas foi atualizada com aquilo que é necessário para editar as fotografias. Tem um novo “filmstrip” na base do visualizador para que seja mais rápido saltar diretamente entre as fotografias na própria aplicação.

Microsoft prepara o “terreno” para a chegada do Windows 11 com o lançamento de um patch atualizado
Microsoft prepara o “terreno” para a chegada do Windows 11 com o lançamento de um patch atualizado
Ver artigo

A app apresenta ainda a experiência multi-view, para que possa colocar mais que uma imagem no ecrã e fazer comparações. Para tal basta selecionar múltiplas fotos da barra de filmstrip na base do ecrã. E se quiser ver as fotografias sem qualquer elemento em cima, pode clicar nas mesmas e navegar para os lados, sem distrações.

A Microsoft diz ainda que a barra de edição permite aceder rapidamente a outros editores de imagem, tais como os Photoshop da Adobe, o PaintShop Pro da Corel e outros. Estes terão atalhos diretamente da barra de ferramentas da aplicação.