A Microsoft e a VeriSign deverão anunciar
hoje um acordo de colaboração para a oferta de serviços Web seguros e de
funcionalidades melhoradas de Digital Rights Management (DRM), assim como para a integração dos serviços de autenticação da VeriSign no Windows
Server 2003
.

O acordo baseia-se na tecnologia existente no Windows Server 2003 da gigante de software que permite o acesso a dados mediante a utilização de assinaturas digitais. Por sua vez, esta tecnologia emprega uma variante da matemática que está na base da encriptação, permitindo que as pessoas assinem digitalmente os dados e verifiquem a sua identidade online.

A VeriSign, que produz software servidor que administra esse tipo de assinaturas a larga escala, planeia lançar também um serviço que irá tirar partido das novas funcionalidades do Windows Server 2003. Ao trabalharem em conjunto, as duas companhias esperam tornar os serviços Web autenticados mais fáceis de utilizar e dotar-lhes de uma maior capacidade de interoperacionalidade.

Desta forma, os fornecedores que pretendem licitar um contrato empresarial, por exemplo, poderão conceder ao potencial cliente as suas propostas assinadas digitalmente, que seriam de seguida autenticadas pelo sistema de assinaturas digitais da Verisign. Uma companhia enviando um email para um parceiro poderia marcar o documento digital com um tag de gestão de direitos indicando que deveria deixar de estar acessível dentro de uma semana.

Apesar de esses serviços serem considerados valiosos, a autenticação de chave pública tem vindo a ser adoptada lentamente, uma vez que a instalação do software e dos servidores necessários para suportar a tecnologia é difícil. Para além da VeriSign, a Microsoft está à procura de outros parceiros para impulsionar o componente de infra-estrutura de chave pública, essencial para o funcionamento da sua estratégia de DRM.

Notícias Relacionadas:
2003-04-24 - Windows
Server 2003 da Microsoft lançado hoje com reforço da segurança

2001-07-10 - Microsoft e VeriSign anunciam parceria