Ainda não foi revelado oficialmente, mas a Microsoft poderá anunciar em breve o plano familiar do seu serviço de subscrição Game Pass. Até agora, o serviço é intransmissível, estando associado à conta Microsoft (Xbox) do utilizador, mas segundo avança o Windows Central, os utilizadores podem optar por uma versão mais cara do plano para adicionar até cinco utilizadores.

Os planos familiares são habituais nos serviços de streaming de televisão, como a Netflix e a Disney Plus, e nos videojogos, a Nintendo também já conta com esta opção nas suas ofertas online. No caso da Microsoft, considerando a oferta de jogos que não pertencem aos seus estúdios, a empresa terá vindo a negociar com as “third parties” de como os royalties são distribuídos e como depois as licenças das editoras seriam compensadas para utilizadores não interessados no plano de subscrição principal. E isso terá sido a razão do atraso do seu anúncio oficial, mas pessoas ligadas ao assunto partilharam de antemão com a publicação, havendo uma previsão de ser lançado ainda este ano.

A oferta dos planos familiares pode ser semelhante ao praticado no Office 365. O plano mais elevado permite a cinco utilizadores acederem a todo o catálogo disponível, sendo mais barato do que pagar cinco contas individuais. Mais interessante, é que os jogadores do mesmo país que partilharem a conta vão poder jogar juntos o mesmo jogo, sendo gerida por um utilizador principal.

O serviço ainda é um rumor, faltando um anúncio oficial da Microsoft, assim como o preço a pagar pela conta familiar. Outras dúvidas levantadas dizem respeito à possibilidade de haver contas separadas para o PC Game Pass e Xbox Game Pass, se o serviço familiar será exclusivo para consolas ou para a versão Ultimate que existe atualmente.

Numa altura em que a Microsoft continua a expandir a sua oferta de jogos do Game Pass, sobretudo com a aquisição de estúdios e editoras, como recentemente a oferta à Activision Blizzard, as fabricantes de consolas parecem interessadas em expandir os seus serviços digitais. A Nintendo criou a nova subscrição Nintendo Switch Online + Pack de expansão, com a oferta de jogos da N64 e Mega Drive, além de oferecer expansões gratuitas para os seus títulos mais populares. E a Sony revelou esta semana a fusão dos serviços PlayStation Plus e PlayStation Now, originando um novo serviço composto por três níveis de oferta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.