A novidade ainda não tem confirmação oficial, mas a informação avançada tem por base referências que surgem numa versão quase final da próxima atualização do Windows 11. A Microsoft pode estar a preparar-se para simplificar a designação das atualizações ao sistema operativo, dentro de cada versão, e a primeira a colocar em prática a nova estratégia pode ser já a atualização esperada para setembro. Segundo estes dados, poderá designar-se Windows 11 2022 Update.

A maior atualização que será feita este ano ao Windows 11 é para já conhecida como 22H2, mas quando um novo PC é configurado com o update, no arranque do sistema, surge uma mensagem que informa o utilizador da versão do SO que está a usar e a referência é precisamente feita ao Windows 11 2022 Update. Esta informação foi divulgada numa conta do Twitter de um utilizador que se identifica como XenoPanther.

Até agora, a Microsoft não tem seguido uma lógica linear na forma identificar as atualizações intermédias ao sistema operativo. Como observa o The Verge, uma das principais atualizações ao Windows 10 foi designada como Creators Update, uma outra já seguiu uma lógica de identificação semelhante àquela que parece estar para ser novamente usada e foi identificada como Windows 10 Update Maio 2021.

Tanto esta última designação como a que pode vir a assumir a nova atualização têm a vantagem de permitir uma identificação mais rápida do momento em que estão a ser lançadas e da relevância. A alteração de uma para outra, que deixa cair a referência ao mês de lançamento, pode fazer sentido se a empresa tiver planos para concentrar num único momento do ano as atualizações mais relevantes que tiver para fazer ao sistema operativo. Essa foi aliás a promessa feita na altura em que o Windows 11 foi lançado.

Windows 11 vai ter novos widgets com notificações na barra de tarefas
Windows 11 vai ter novos widgets com notificações na barra de tarefas
Ver artigo

Nos últimos meses, no entanto, têm surgido várias informações sobre o programa de atualizações do Windows, nem sempre a bater certo entre si. Em julho, o site Windows Central escrevia que a Microsoft ia remeter o lançamento do Windows 12 para 2024 e até lá apostaria em atualizações periódicas ao Windows 11, mais distribuídas.

Segundo esta informação, que citava dados de um relatório interno, a empresa estaria a pensar em estabelecer quatro momentos principais ao ano, para concentrar novidades e melhorias ao Windows 11, até que o sucessor chegue aos utilizadores. A empresa alterou também recentemente o programa Windows Insider, que passou a incluir mais funcionalidades de teste e em protótipo para serem testadas em antecipação.

A próxima atualização ao Windows 11 deverá ser lançada em setembro, de acordo com informações avançadas pelo The Verge há alguns dias, citando fontes da empresa. Chegará uma semana depois do habitual Patch Tuesday, a atualização mensal ao software da empresa, focada em melhorias e correções de segurança.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.