A Microsoft já anunciou que "nos próximos dias" disponibilizará uma solução integrada para as novas falhas de segurança que afetam o Internet Explorer - da versão 6 à versão 9 - e que coloca potencialmente em perigo centenas de milhões de computadores em todo o mundo.


Num comunicado divulgado durante esta madrugada no seu blog associado ao Microsoft Security Response Center, a fabricante refere que a solução final para este problema surgirá "em breve", através de uma ferramenta "poderosa" e "fácil de instalar com um clique", que permitirá usar o Internet Explorer até que seja disponibilizada a atualização final do browser.


De acordo com o referido comunicado, a ferramenta a disponibilizar não afetará a navegação com o IE e não implica sequer o reinício do computador, "fornecendo proteção total" contra a falha de segurança que pode abrir caminho à entrada de software malicioso num PC, quando visitados sites com software malicioso.


Em todo o caso, a Microsoft aconselha os utilizadores a consultarem as medidas de segurança intermédias disponibilizadas ontem - através do Enhanced Mitigation Experience Toolkit - até que a ferramenta final seja disponibilizada.


Uma medida mais radical é aconselhada pelas autoridades alemãs, que ontem lançaram um comunicado a aconselhar todos os utilizadores a parar temporariamente de usar o Internet Explorer, até que a atualização final do browser seja disponibilizada.


Através do Federal Office for Information Security (BSI), as autoridades germânicas aconselham a utilização de outros browsers enquanto a falha do IE não estiver resolvida, justificando este alerta com o perigo da "propagação rápida" de código malicioso.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico