A informação faz parte do relatório financeiro da Microsoft, que dá maior detalhe sobre os números, depois da divulgação dos resultados há duas semanas

Entre os dados divulgados neste relatório destaca-se a comunicação, pela primeira vez, dos valores de vendas do Surface, que se ficaram pelos 853 milhões de dólares no ano fiscal que decorre entre junho de 2012 e junho de 2013. Foi neste período que a Microsoft lançou o Surface RT e o Surface Pro, que chegaram ao mercado em outubro de 2012 e fevereiro de 2013, respetivamente.

Até agora os dados de vendas e de receitas foram sempre ocultados pela empresa, que se escusava a comunicar esta informação, embora os executivos de topo fossem admitindo que os resultados estavam abaixo das expetativas.

Quando comunicou os resultados financeiros a Microsoft tinha já admitido um registo de perdas por imparidade de 900 milhões de dólares relativos ao negócio do Surface, um valor mais elevado do que o de receitas realizadas no último ano. Aparentemente este registo de perdas estará relacionado apenas com o Surface RT e acaba por ser a confirmação de um insucesso comercial.

O decréscimo de vendas de computadores pessoais pode ser uma das razões que justificam os maus resultados do Surface mas não serão certamente os únicos. Apesar da qualidade do equipamento e da sua usabilidade, a aposta da Microsoft está a ter dificuldade em se afirmar como alternativa ao iPad da Apple ou à miríade de tablets Android no mercado, mas é muitas vezes comparada também com a oferta de ultrabooks e equipamentos híbridos, nem sempre com vantagem no preço.

Recentemente o tablet recebeu uma redução de preço superior a 150 euros para tentar aumentar os níveis de comercialização. A ideia passa por tentar esvaziar os stocks dos retalhistas para que possam apostar nas próximas versões do Surface que já estarão em desenvolvimento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico