A Microsoft vai juntar-se ao grupo de trabalho AMQP, sigla para Advanced Message Queuing Protocol. O objectivo do grupo é estabelecer um standard aberto para futuros serviços empresariais de instant messaging.

Ao entrar neste projecto, a Microsoft trabalhará com empresas como a Cisco, a Red Hat ou a Novell e "contribuirá para o desenvolvimento de especificações que promovam a interoperabilidade" entre sistemas empresariais, comentou Sam Ramji, da Microsoft.

Depois de receber duras críticas devido à incompatibilidade dos seus sistemas com outras plataformas, a companhia começou a colaborar com terceiros no desenvolvimento de soluções interoperáveis.

Este é o mais recente sinal de que a Microsoft se tem vindo a comprometer com a interoperabilidade depois de anos ser criticada pela falta de comunicação dos seus produtos com outras normas abertas.

Em Setembro, a companhia anunciou a sua participação no Object Management Group, que publica standards como a Unified Modeling Language. No mesmo mês informou ainda que ia trabalhar em conjunto com a IBM e a EMC para criar standards para serviços Web.