Apesar de já não ter qualquer suporte técnico oficial por parte da Microsoft desde 2014, o Windows XP está a receber atualizações para corrigir falhas de segurança que podem estar a ser utilizadas em ataques informáticos mais sofisticados. As brechas que foram agora colmatadas eram semelhantes à utilizada pelo ransomware WannaCry que no passado mês de maio infetou milhares de computadores em todo o mundo.

A empresa norte-americana disponibilizou uma atualização de emergência para esta versão do seu sistema operativo pouco depois do início deste ataque. O update em questão já tinha sido lançado anteriormente para as edições mais recentes do Windows.

Centenas de sistemas informáticos em Portugal com porta aberta para novos ataques
Centenas de sistemas informáticos em Portugal com porta aberta para novos ataques
Ver artigo

Esta atualização mais recente, no entanto, está a ser lançada a par com outras semelhantes e direcionadas a sistemas mais novos, como é o caso do 8.1 e do 10, mas também do Vista, que não tem suporte técnico oficial da marca desde abril deste ano. O Windows Server 2003, software utilizado na gestão de redes de computadores, está também a receber updates embora não tenha suporte há quase dois anos.

A Microsoft sublinha que esta é uma exceção à regra e que a medida não deve ser tomada como uma alteração às políticas da empresa, que só tem por hábito disponibilizar atualizações para sistemas sem suporte a empresas e organizações que tenham contratos celebrados com condições excecionais.

Se for utilizador de um destes sistemas operativos acima mencionados note que as atualizações precisam de ser descarregadas manualmente. Poderá fazê-lo através deste link - o Windows 10 permite atualizações automáticas.

Note que nenhum dos programas deverá estar desatualizado. Algumas das falhas que a Microsoft está a solucionar com estes updates podem permitir novos ataques de larga escala, como foi o caso daquele que afetou várias empresas portuguesas no mês passado. A tecnológica afirma que sem atualizações, os sistemas mais antigos podem ser utilizados por hackers para contaminar uma rede mais vasta de máquinas com sistemas mais recentes.