O aviso já tinha sido feito em outubro de 2020, que os jogadores de Minecraft Java Edition sem qualquer registo no jogo, teriam de registar-se diretamente com uma conta Microsoft desde então. O processo tornou-se mais longo do que o esperado, mas a Microsoft já tem uma data para o fim do acesso a edição Java do popular jogo sem registo: 25 de fevereiro. Depois desta data, a janela de migração de contas Java vai fechar, impedindo-os de poder jogar no caso de não terem migrado.

A Microsoft dá assim um último aviso de 15 dias aos fãs do jogo, sublinhando que o processo deverá demorar apenas alguns minutos, garantindo que os jogadores vão manter todos os dados, incluindo o nome do utilizador, o progresso feito em Minecraft, todas as suas criações e skins produzidas ou adquiridas.

Veja na galeria imagens de Minecraft a ser usado na educação

Os novos jogadores, desde o final de 2020 começaram a registar-se diretamente na conta da Microsoft. Os restantes foram sendo avisados faseadamente devido à grande quantidade de jogadores de Minecraft ativos. A empresa tinha explicado que os jogadores visados para a migração da conta seriam avisados por email, com as instruções de como proceder. E os que ainda não receberam, devem receber nos próximos dias um contacto direto da Mojang, o estúdio do jogo.

Esta mudança deveu-se ao aumento de segurança do jogo, que requer um sistema de autenticação de dois fatores, para acessos ilícitos. Todas as versões de Minecraft para o PC passam a estar ligadas na mesma conta, incluindo o mais recente Minecraft Dungeons. A ligação à conta Microsoft significa também o uso dos controlos parentais para manter as partidas online dos jogadores jovens mais seguras. Os pais podem inclusivamente bloquear as conversas e convites.

Microsoft e GNR utilizam Minecraft em campanha de sensibilização de estudantes para os perigos da Internet
Microsoft e GNR utilizam Minecraft em campanha de sensibilização de estudantes para os perigos da Internet
Ver artigo

De forma a tirar dúvidas aos jogadores mais jovens ou pais, sobre o processo de migração, a Mojang criou um documento com perguntas e respostas. Fique com algumas delas:

É necessário migrar a conta Mojang para uma conta Microsoft?

Os jogadores com uma conta Mojang têm de migrar para uma conta Microsoft para continuar a jogar Minecraft: Java Edition.

O que acontece à conta Mojang depois da migração?

Esta já não será necessária. Depois da migração, todos os dados da conta Microsoft serão usados para aceder à aplicação de Minecraft ou autenticar-se em minecraft.net para gerir as suas definições.

Quando os jogadores vão receber o item “capa” como recompensa à migração da conta?

Depois de serem enviadas algumas para teste, a Microsoft diz que os itens começaram a ser distribuídos em meados de julho de 2021. A partir dessa data, todas devem ser entregues instantaneamente no ato de migração.

Também é possível migrar as contas iniciais Legacy?

Todas as contas Legacy, criadas antes de Minecraft ter sido adquirido pela Microsoft, entre 2010 e 2012, também podem ser migradas. Estas contas têm uma autenticação com um nome de utilizador e não um email.

Passa a ser possível jogar a versão Java com amigos que tenham Minecraft em outras plataformas?

Não. Apenas pode encontrar amigos que também tenham a versão Java.