O Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Investigação francês relançou o projecto "MiPE", uma campanha direccionada aos estudantes para adquirirem um computador portátil ao preço de um euro por dia. A iniciativa foi adoptada pela primeira vez em Setembro de 2004 e o facto de se ter traduzindo num sucesso volta a garantir a sua repetição no ano lectivo 2005-2006, justifica um comunicado do ministério.
O programa é semelhante ao desenvolvido em Portugal no âmbito do e-U – Campus Virtuais, e junta a criação de infra-estruturas wireless de acesso à Internet nas Universidades com o financiamento da compra de portáteis para que os alunos possam tirar partido destes acessos.
Durante o ano de 2004-2005 foram desbloqueados para o projecto 1,7 mil milhões de euros, sendo investidos ainda 6,4 mil milhões de euros no equipamento das Universidades. Só no primeiro mês foram vendidos mais de 21 mil portáteis com o selo “MiPE”, para além de outros 20 mil de grandes distribuidores e fabricantes que não estavam directamente envolvidos no programa governamental, segundo números publicados no site.
Entre os objectivos traçados para 2006 estão a garantia de que 25 por cento dos estudantes possuem equipamentos, que a generalidade dos campos universitários tenham acesso livre à Internet e que os estabelecimentos desenvolvam medidas de auxílio aos estudantes mediante garantias, ajudas financeiras, e ainda auxiliares de acompanhamento e formação.
Em Portugal o projecto e-U é liderado pela UMIC e envolve 63 instituições de ensino superior e outras parcerias que facilitam o acesso à compra de PCs portáteis e alargam o conjunto de conteúdos disponíveis para os alunos e as possibilidades de acesso a redes Wi-Fi fora das escolas.
Notícias Relacionadas:
2005-05-21 - Acordo bilateral dá passo significativo na área da pesquisa
2005-01-21 - e-U comemora dois anos com anúncio de novas vantagens para os universitários
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários