A Ministra da Educação confessou ontem numa declaração ao país, que aconteceu perto das 10 horas da noite, que o sistema informático adjudicado à Compta não pode garantir a fiabilidade na colocação de professores nas datas desejadas para o início do ano lectivo. O Ministério da Educação optou então por voltar ao sistema de colocação manual, pelo que todas as fichas de professores vão ser revistas por funcionários do ministério, devendo estar a lista terminada até 30 de Setembro.
Para este trabalho o ministério formou um grupo de trabalho que a ministra garante reunir "todas as condições necessárias" para proceder à colocação manual dos 50 mil professores até ao final do mês.
A ministra justificou ainda o facto de ter mantido a confiança no sistema informático em utilização, apesar de este já ter revelado vários problemas, em vez de o substituir ou encontrar um outro método paralelo, adiantado que teve “a confirmação da empresa que gere o programa informático e dos serviços da colocação atempada dos docentes e início do ano lectivo na data prevista”.
Maria do Carmo Seabra lembrou ainda que a situação é resultado de "opções tomadas pelo Governo anterior e dos problemas verificados no programa informático”, da responsabilidade da Compta. Essa adjudicação do sistema a uma empresa externa foi também ontem bastante criticada por vários intervenientes políticos e sindicais.
A ministra remeteu para mais tarde o apuramento de responsabilidades políticas e pessoais de todo este processo, que acaba por implicar o atraso no início do ano escolar e a incerteza para milhares de professores que não sabem onde vão ser colocados. Questionada quanto à possibilidade de processar a Compta pelos problemas no sistema informático Maria do Carmo Seabra considerou a questão inoportuna, voltando a realçar que o importante é garantir as condições para o início do ano lectivo.
Recorde-se que até agora não foram especificados quais os erros informáticos que deram origem aos problemas das listas de professores, nem qual o sistema utilizado. A própria Compta tem-se recusado a prestar declarações aos jornalistas, remetendo todos os esclarecimentos para o ministério.
Nota da redacção: [2004-09-22 10:44:00] A notícia foi actualizada com mais informação no terceiro e quarto parágrafo.
Notícias Relacionadas:
2004-09-22 - Questões informáticas que bloqueiam a emissão das listas de professores ainda sem solução
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários