Um grupo de jovens do Massachusetts Institute of Technology, MIT, está a trabalhar num novo projecto que tem como meta criar um computador de baixo custo que ronde os 12 dólares. O equipamento será inspirado no Apple II, e terá apenas um teclado e uma unidade de processamento de design semelhante à primeira consola Nintendo.
De acordo com o Boston Herald, Derek Lomas, Jesse Austin-Breneman e outros criadores responsáveis pelo projecto, têm como objectivo conceber um equipamento que os utilizadores de países emergentes tenham capacidade monetária para comprar.
O mesmo jornal escreve ainda que nesta iniciativa participam estudantes brasileiros, do Gana e Índia, que planeiam fazer um estudo de mercado para levar os equipamentos finais aos seus países de origem.
Austin Breneman, engenheiro mecânico formado no MIT, refere em declarações ao Boston Herald que é possível "desenvolver uma ferramenta educativa avançada" que pode ajudar as crianças a desenvolverem as suas capacidades a nível de informática.
É de recordar que foi também no MIT que surgiu a ideia de criar um computador de 100 dólares. Na altura o projecto, conhecido como One Laptop per Child, foi liderado por Nicholas Negroponte que, com o agora denominado XO, quis chegar aos países mais pobres com uma plataforma que pudesse auxiliar os mais novos a familiarizarem-se com as novas tecnologias.
Notícias Relacionadas:
2008-07-29 - Preços dos computadores low-cost cada vez mais baixos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários