Os portáteis são cada vez mais uma ferramenta omnipresente, acompanhando-nos durante o dia, em transportes públicos, na mala ou assento traseiro do carro. Aparte alguma ponderação na altura de comprar uma mochila - de preferência uma que não diga ostensivamente "Mochila do Portátil" - existe muito pouco a fazer quando o pior acontece.



É claro que supomos que as cópias de segurança de todos os documentos críticos presentes no portátil se encontram devidamente actualizadas e de preferência, em dois meios diferentes, por exemplo, num disco rígido e em DVD. Também gostávamos de imaginar que qualquer documentação sensível, profissional ou pessoal, se encontra num volume encriptado, como uma imagem de disco.



Sabendo que os dados estão seguros, são recuperáveis e não podem ser comprometidos ou acedidos, podemos preocupar-nos com o prejuízo restante, a perda de um portátil novinho em folha e mesmo que já não seja assim tão novo, a perda de um equipamento cuja substituição será sempre onerosa.



Aqui poderão entrar em cena diversos tipos de software para localização de portáteis. Algumas empresas equipam a maior parte dos computadores que atribuem aos seus empregados com este tipo de software, permitindo, em caso de extravio, uma maior possibilidade de recuperação do portátil, com a devida colaboração dos ISPs e das autoridades policiais.



Estas soluções de localização estão também disponíveis fora das empresas, destinadas à utilização privada, com diversas funcionalidades distintas. Aqui ficam algumas sugestões.




Adeona


Adeona é uma aplicação open-source e gratuita, para computadores Windows, Mac OS X e Linux, desenvolvida no meio académico, com a colaboração de equipas de programadores das Universidades da Califórnia e de Washington, permitindo a localização de qualquer computador, ligado à internet, em que esteja instalada.



Embora as suas características variem conforme o sistema operativo, é extremamente fiável e totalmente controlada pelo próprio utilizador, pondo de parte alguns receios relacionados com privacidade e que estão frequentemente associados aos serviços de localização geridos por terceiros.



A aplicação inicia-se automaticamente com o computador, mantendo-se completamente invisível durante o seu funcionamento e enviando de forma contínua, para um repositório partilhado, dados de localização na rede, incluindo endereço IP do computador, routers circundantes, entre outros.



Esta informação pode ser acedida apenas pelo utilizador registado no repositório, a partir de qualquer computador ligado à internet, podendo, posteriormente, ser transmitida aos ISPs nacionais ou autoridades competentes.



A versão Macintosh pode ainda ser utilizada com a aplicação open-source isightcapture, permitindo tirar partido da câmara incorporada nos Macs mais recentes e juntamente com a informação de localização, enviar fotografias do potencial ladrão.


http://imgs.sapo.pt/gfx/453799.gif




Computrace Lojack


O software Computrace Lojack, da Absolute Software, é menos software e mais serviço. Enquanto a maior parte das aplicações de localização disponíveis, pagas ou gratuitas, permitem ao utilizador aceder a dados de localização do portátil, a recuperação do mesmo está sempre altamente dependente da colaboração das forças policiais e dos fornecedores de acesso à internet.



Tendo em vista simplificar ainda mais o processo de recuperação, o produto da Absolute Software não inclui apenas o software, mas também o próprio serviço de recuperação, incluindo eventuais contactos com ISPs e autoridades.



O Computrace Lojack está disponível apenas online, em duas versões destinadas a utilizadores privados, Standard e Premium. A versão Premium integra um seguro de serviço de 1.000 dólares, cerca de 630 euros. O preço pago é partir de 39,90 dólares mensais, cerca de 25 euros, e existe para Windows e Mac.


http://imgs.sapo.pt/gfx/453801.gif




Undercover



Undercover, da Orbicule, é um programa de localização exclusivamente para Mac, com todo o tipo de funções periféricas que os programas para Mac geralmente incluem. Para além dos serviços comuns de localização, incluindo IP, ISP e routers próximos, o Undercover pode ainda enviar, em intervalos regulares de tempo, capturas de ecrã e imagens retiradas da câmara Web integrada.



Em caso da "operação de resgate" não funcionar, a aplicação permite ainda encenar diversas situações, incluindo um problema de hardware que obrigue o ladrão a desfazer-se do portátil ou uma mensagem para um eventual receptador.



Tal como no caso do Computrace Lojack, o Undercover é um serviço providenciado por terceiros e que inclui o contacto e encaminhamento do processo de recuperação junto de autoridades e ISPs. Apesar de ser um serviço, o Undercover tem um preço único de cerca de 33 euros, sem valor de subscrição, para um único computador ou cerca de 39 euros para cinco computadores, com mais opções de licenciamento disponíveis.


http://imgs.sapo.pt/gfx/453798.gif