Outrora disponíveis apenas nos grandes escritórios e nas lojas de impressão, as impressoras multi-funcionais estão hoje relativamente democratizadas, graças a uma redução substancial dos preços e às exigências das novas formas de relações laborais, incluindo o pequeno negócio a partir de um escritório doméstico e o tele-trabalho.

As impressoras multi-funcionais visam suprir todas, ou quase todas, as necessidades de cópia e impressão de um escritório, estando disponíveis em diversas configurações, incluindo ou não uma máquina de fax e com opções de conectividade que passam pelo USB 2.0 ou RJ-45, para acesso na rede.

Com a baixa de preços verificada neste segmento, torna-se possível, mesmo em caso de orçamentos limitados, adquirir uma unidade com impressora a laser e a cores, um scanner adequado às funções de um escritório e mesmo para algumas incursões na digitalização de imagens e finalmente, uma máquina de fax. A opção por uma impressora a laser e a cores poderá variar de acordo com as necessidades de produtividade e do tipo de impressões perspectivadas.

Uma utilização ocasional poderá recomendar uma impressora a jacto de tinta, apenas por uma questão de custo inicial, enquanto que necessidades que não contemplem a impressão de imagens poderão aconselhar uma impressora a laser monocromática.

Na nossa selecção, optámos por produtos com impressão laser e a cores, numa perspectiva que contempla todos os cenários possíveis de um escritório de 3 a 7 pessoas e que acumula ainda funções de equipamento doméstico, com possibilidade de impressão de fotografias. A integração de um fax foi considerada apenas por motivos puramente protocolares, já que esta forma de comunicação encontra-se cada vez mais em desuso, tendo vindo gradualmente a ser substituída pelo email, em combinação com o scanner. A integração do fax tem algum peso sobre o preço final do produto, estando geralmente disponíveis modelos equivalentes sem fax.

Xerox Phaser 6110MFPV/X

A Xerox, tal como a IBM, é um daqueles nomes sonantes do advento da computação pessoal e tem, junto da maioria dos utilizadores, uma imagem de funcionalidade e durabilidade, obtida em verdadeiros cenários de combate empresariais. Embora a marca esteja um pouco afastada do mercado doméstico, servindo essencialmente o segmento empresarial, a oferta da Xerox está disponível em diversos agentes e revendedores autorizados, um pouco por todo o país.

A Phaser 6110MFPV/X representa o segmento de entrada de gama dos equipamentos multi-funções da Xerox, apesar de apresentar muitas características profissionais, tal como o interface de rede RJ-45, permitindo o acesso à impressora a partir de qualquer computador ligado à mesma rede física.

A 6110 apresenta uma velocidade de impressão de 4 ppm (páginas por minuto) a cores e 16 ppm a preto e branco, num formato máximo de papel A4, através de um alimentador automático com capacidade para 50 folhas e uma capacidade máxima no alimentador da impressora de 401 folhas. O scanner permite cópias de 1200 por 1200 dpi e digitalização directa para o computador, rede ou um volume USB.

A memória interna de 128MB é perfeitamente adequada a uma fila de impressão generosa, sem 'engarrafamentos'.

O pacote de vendas da 6110 inclui ainda o software de OCR (reconhecimento de escrita em documentos digitalizados) Nuance PaperPort.

A Phaser 6110MFPV/X tem um preço de venda recomendado de 549 euros. O modelo sem fax, mas com as mesmas características técnicas, está disponível por 449 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449380.gif

Samsung CLX-3160FN

A CLX-3160FN, da Samsung, está em total paridade de funções com a Xerox apresentada acima. Este multi-funções permite impressões em papel A4 a 4 ppm, a cores e 16 ppm, a preto e branco, numa resolução nativa de 2400 por 600 dpi e integra um scanner com a mesma resolução de 1200 por 1200 dpi.

Tal como a Xerox, a Samsung 3160 dispõe de um interface duplo, Ethernet e USB 2.0, contando ainda com uma porta USB frontal, compatível com PictBridge, para impressões a partir de volumes USB, máquinas fotográficas e outros dispositivos.

O alimentador automático de papel possui capacidade para cerca de 50 páginas, tendo o tabuleiro capacidade para 150 folhas.

A Samsung CLX-3160FN é compatível com diversos sistemas operativos, incluindo Windows Vista e XP, Mac OS X, Red Hat, Fedora e outras distribuições de Linux e está disponível com um preço de venda ao público de cerca de 490 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449381.gif

Canon i-SENSYS MF8180C

A 8180C da Canon apresenta, para além do fax e impressora laser a cores, um scanner com resolução de 1200 por 2400 dpi, para além de uma velocidade de impressão monocromática ligeiramente superior aos restantes modelos aqui apresentados, de 19 ppm.

Possui duplo interface USB 2.0 e Ethernet, bem como memória interna de 128MB e capacidade de alimentação de 250 folhas no tabuleiro, com um máximo de 125 auto-alimentadas.


Sendo um equipamento claramente mais virado para o escritório e para uma utilização profissional, com um rendimento mensal e global maior, a 8180C possui dimensões superiores aos restantes modelos, não dispondo igualmente de um interface directo com volumes ou outros equipamnetos USB.

A Canon i-SENSYS MF8180C tem um preço de venda ao público de cerca 750 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449382.gif

HP Color LaserJet 2840

A LaserJet 2840, da HP é uma das mais equilibradas multi-funções da HP, apresentando componentes de boa qualidade, incluindo fax, impressora laser a cores e scanner, em conjunto com diversas soluções de software da HP, fornecidas no pacote de vendas.

As especificações técnicas estão de acordo com a gama, começando por uma velocidade de impressão a cores de 4 ppm e impressão a preto e branco de 19 ppm e destacam-se apenas pela capacidade dos 2 tabuleiros de série, com espaço para cerca de 375 folhas.

O scanner da 2840 apresenta uma resolução máxima de 1200 dpi e a impressora de 600 dpi.

Uma das características mais interessantes deste equipamento é a possibilidade de expansão de memória, permitindo acomodar quantidades crescentes de utilizadores e tornando-o particularmente aconselhado para escritórios pequenos em vias de crescimento. Preço de venda ao público de 730 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449383.gif